Quase 700 pessoas morreram de dengue no Brasil em 2019

Quase 700 mortes foram registradas no Brasil, até o dia 12 de outubro de 2019, devido à dengue, de acordo com o Ministério da Saúde; número é cinco vezes maior que ano passado

O número de mortes decorrentes da dengue no Brasil, até o dia 12 de outubro deste ano, chegou a 689. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde no mais recente boletim epidemiológico, e é quase 5,4 vezes maior que a quantidade de mortes registradas no mesmo período em 2018, com 128 mortes. As informações são da Agência Brasil.


A maioria dos casos prováveis (62%) está concentrada nos estados de Minas Gerais (482.739 casos e 154 mortes confirmadas) e São Paulo (442.014 casos e 247 mortes confirmadas). Na região Sudeste, a taxa de incidência é de 1.151,8 para cada 100 mil habitantes.

Dengue recorde


Desde o início da série histórica, em 1998, o ano de 2019 ocupa o terceiro lugar no maior número de notificação de casos de dengue no país. Perde apenas para 2015, quando a doença atingiu 1,68 milhão, e 2016, com 1,5 milhão de casos.

Dos motivos que levaram ao avanço da dengue, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta credita à volta de um sorotipo da doença que não circulava no país há anos, o sorotipo 2.

“Tivemos a reentrada do sorotipo 2, há dois anos, e ano passado isso fez um estrago muito grande no estado de São Paulo, na região de Bauru. Depois a dengue reentrou por Goiás, Tocantins — foi um número muito grande de casa, porque o sorotipo 2 havia muitos anos não circulava no Brasil, então agora ele volta com força total”, disse o ministro, de acordo com a Agência Brasil.

Aumento das chuvas em algumas regiões e menor prevenção da população também podem ter contribuído para o aumento da doença.

Ameaça da zika e chikungunya

Ao todo, o Brasil acumula 123.407 casos de chikungunya até o dia 12 de outubro de 2019. Em relação a 2018, o número representa um aumento de 56%.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, 75 pessoas morreram de chikungunya no país em 2019.

A infecção tem o mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, mas o índice de prevalência da infecção é inferior. São, para a chikungunya, 58,7 casos para cada 100 mil habitantes. No entanto, os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte concentram 77,2% dos casos prováveis, com 83.079 e 12.206 casos, respectivamente.

Com relação à zika, o levantamento disponível no boletim epidemiológico registrou 10.441 casos da doença até o dia 21 de setembro. Três pessoas morreram pelo zika vírus.
Prevenção

As ações de prevenção divulgadas pelo Ministério de Saúde reforçam atitudes conhecidas da população, como:

* Verificar se há algum depósito de água no quintal ou dentro de casa, como dentro de pneus, vasos de plantas, garrafas PET, etc;
*Lavar, semanalmente, com água e sabão, recipientes como as vasilhas de água de animais de estimação e vasos das plantas;
*Não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como os quintas, praças e terrenos baldios;
*Limpar regularmente calhas, retirando folhas que podem ter se acumulado no inverno.
Sintomas da dengue

Dos sintomas associados à infecção por dengue, o Ministério da Saúde alerta para os seguintes sinais:

Febre alta, acima dos 38,5°C;
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas pelo corpo.

É importante ficar atento também caso apresente os seguintes sinais:

Dor abdominal intensa e contínua, com dor ao apertar o abdome;
Vômitos persistentes;
Sangramento da mucosa ou outra hemorragia;
A dengue pode apresentar nenhum sintoma, sendo leve ou grave. No caso de maior gravidade da doença, a dengue pode levar à morte.

Em geral, a doença apresenta primeiro uma febre muito alta, variando entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias. A pessoa pode sentir também, no mesmo período, dores de cabeça, dores pelo corpo e nas articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. São comuns ainda perda de peso, náusea e vômitos. Há quem apresente, também, manchas vermelhas pela pele.

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>