“O morango ganha dia após dia mais espaço e vira um dos frutos mais tradicionais na Região de Brazlandia”
Matéria produzida por
Editor Chefe – Márcio Malta
Reportagem: Márcio MaltaProdução e Fotografia - Márcio Malta, Igor e Gabriela
![]() |
A Festa do Morango é um dos eventos agrícolas mais tradicionais do Distrito Federal, e acontece no período da safra, com a finalidade de incentivar o consumo e a comercialização do fruto. |
A fruta foi a grande atração de um dos principais eventos do calendário do Distrito Federal: o 24 Festival de Morango de Brazlandia. O festival aconteceu no último final de semana do mês de agosto, entre os dias 30 e 31, e durante os dois primeiros finais de semana, entre os dias 1º, 6, 7 e 8 de setembro nas dependências da Arcag – Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Brazlândia, Incra 6, BR-080, Km 13).
Com uma programação repleta de novidades, o morango sem sombra de dúvidas foi a grande sensação do evento, que disponibilizou ao público muitas delícias feitas com a fruta, que eram preparadas ao decorrer do evento, com exposições de agricultores, chefes de cozinhas, especialistas em culinária voltado à fruta.
A abertura oficial contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram o evento, e com um bolo de 24 metros recheado de morango, que foi cortado e distribuído para o público presente.
O Superintendente Federal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento
![]() |
William Barbosa é especialista e formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e compõe o quadro de superintendentes federais de agricultura do Distrito Federal. |
Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), William Babosa, informa que o momento é de oportunidade. De acordo com William a fruta se adaptou bem ao clima fresco da região – tão bem que cerca de 80% da população de aproximadamente 53 mil habitantes sobrevive da atividade agrícola, o que torna a cidade referência na produção de morangos.
“Chegamos à conclusão que que a festa virou uma das principais fontes comerciais não apenas da cidade de Brazlândia, mas de toda DF e de boa parte de Goiás. Com tanta expertise, A secretária de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), montou um Stand centralizado em parceria com outros parceiros agrícolas do DF DF (Seagri, Emater e Ceasa), junto com outros órgãos do Governo e com a Administração Regional, está trabalhando muito para trazer para a Festa do Morango e para os produtores locais, tudo o que é necessário para produzir, empreender e gerar emprego e renda, nosso foco hoje é dar uma aspecto institucional ao festival afim de potencializar outras áreas como: turismo, infraestrutura e alavancar ainda mais a economia regional”. Ressalta o superintendente William Barbosa.
Expectativa de público superou e bateu recordes
Ao todo, eram esperados 90 mil visitantes na 24ª edição da Festa do Morango. De acordo com o Superintendente William Barbosa mais de 72 mil pessoas visitaram a 24ª Festa do Morango nos dois primeiros dias de eventos, dos dias 30 de agosto (sexta) a 1º de setembro (domingo). A festa, que celebra a safra do morango no Distrito Federal, continuou no fim de semana seguinte(6,7 e 8/9), e contabilizou entre o primeiro e último dia de evento, de acordo com os organizadores mais de 130 mil visitantes, ou seja, superando os 90 mil.
Participação e contribuição da A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa.
A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Segundo o Engenheiro Agrônomo formado pela UNB (Universidade Federal de Brasília), Arnaldo Augusto da Silva, a região concentra um número expressivo de produtores, são aproximadamente 200 produtores que investem no plantio. Ao todo, o cultivo do morango gera 1,8 mil empregos diretos. Em 2018, foram 168 hectares plantados em um total de 5,6 mil toneladas de morango em toda a safra.
“Hoje, dos 180 hectares pelo menos 150 hectares da produção estão sendo dedicados às mudas regionais, em cultivo de campo aberto, sem a necessidade de proteção, já que essa safra é toda colhida ainda durante o período da seca. Os outros 30 hectares são de mudas importadas, com cultivo protegido da hortaliça. Nesse tipo de plantação, que exige mais investimento, é possível ter colheitas o ano inteiro, já que o morango fica protegido das chuvas, vale lembrar que nosso plantio e colheita é 100 por cento Manuel”. Garante o Engenheiro.
Desde o início do evento, na década de 1990, o número de produtores da fruta em Brazlândia aumentou mais de 230%, com apoio da Emater-DF. A expectativa para a colheita em 2019 é de 6 mil toneladas, numa atividade que deve movimentar R$ 35 milhões. A cadeia produtiva do morango possui cerca de 200 produtores e gera quase dois mil empregos diretos. Brazlândia é responsável por 98% da produção brasiliense da fruta.
Entre artesanatos e atrações musicais o público teve a oportunidade de mergulhar na gastronomia local.
Entre artesanatos e atrações musicais o público teve a oportunidade de mergulhar na gastronomia local.
Uma das ações mais esperada do evento foi a oficina ministrada pela nutricionista, Danielle Amaral, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater no domingo (01/09). Cerca de 30 pessoas aprenderam a como preparar uma receita de Pudim de Framboesa e morango (veja como preparar essa deliciosa receita na ilustração ao lado). As oficinas fazem parte da programação oficial da Festa do Morango, que teve diversas ações ao decorrer do evento. Mais duas oficinas foram realizadas – uma no sábado (7), às 16h, e outra no domingo (8), no mesmo horário. As oficinas gastronômicas foram inteiramente gratuitas.
A Festa do Morango é um dos eventos agrícolas mais tradicionais do Distrito Federal, e acontece no período da safra, com a finalidade de incentivar o consumo e a comercialização do fruto. O evento é realizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), com o apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Ceasa.
“Fiz questão de comparecer para prestigiar a festa do morango. Já participamos
]das edições anteriores do evento para valorizar o nosso plantio de morango e suas delícias e já vou me preparar para 25ª edição. A iniciativa dos organizadores desse festival está de parabéns”. Ressalta Maria Elizabete, 67 anos, moradora do centro de Taguatinga-DF.
![]() |
Sr. Elizabete participa do festival de morango desde os 64 anos de idade. Segundo ela é um festival democráticos, colorido e com diversos tons de sabores. |
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta