Presidente da Câmara Municipal de Canudos, Rômulo, faz um balanço do exercício de 2019 em uma entrevista cedida ao Jornalista Márcio Malta

Vereador Rômulo de Itinho
Um jovem empreendedor que decidiu deixar a fisioterapia em amor ao seu município, presidente pela primeira vez da Câmara Municipal de Canudos e já no seu segundo mandato, faz um balanço do exercício de 2019 em uma entrevista cedida para o Portal Comunicação em Pauta. Ele fala da concretização do seu sonho ao adentrar e fazer sua própria trajetória no no Poder Legislativo Municipal e dos projetos para 2020.

“É meio desconfortável falar da própria pessoa, mas como politico acho importante muito importante o histórico político e familiar, não nego minhas origens e em toda minha carreira política lembro de meus avós que foram minhas pernas, meus guias, em memória meu avô Major que foi vereador da cidade de Euclides; meu avô Dedé de Pedro Magro que foi o primeiro suplente vereador na cidade de Jeremoabo, onde participou durante muitos anos ao lado de João Ferreira no qual chamava, lembro-me muito bem, de irmão Dedé, além de minhas avós Terezinha e Alzira, meu tio Zé Lúcio que foi vereador e vice-prefeito de Canudos”, relembra com muita emoção.

Além dos nomes e familiares citados acima, o vereador pontua a admiração pelo seu irmão Nikolas Rabelo. “Meu irmão futuro Odontólogo!”, exclama e continua sua fala pontuada por palavras de carinho, amor e inspiração conforme abaixo:

“Meus amores! Meu Pai que foi gerente do DNOCS (Departamentos Nacional de Obras Contra a Seca), minha mãe, Professora, e com todo respeito e mérito que ela tem e todos conhecem, Nina de Itinho. Com esse histórico familiar eu não podia ficar de fora da política, com tantos políticos vivenciados desde quando era criança, além do meu tio, o saudosista e vereador Mariano; meu primo vereador e ex-presidente da Câmara, Jaílton Alves, meu tio Genário que foi um dos líderes na época em Canudos e, por fim, meu Primo – Geo, que hoje é o Prefeito de Canudos”.

Rômulo deixa claro que sua família é um livro de inspiração, que guarda no coração todos seus primos e familiares e que ama todos. O atual presidente da Câmara viveu cinco (05) anos da sua vida na cidade de Salvador, onde finalizou o curso de fisioterapia. “Sou um pai de família que ama muito minha filha e minha família, sou carinhoso e nunca largo minha Canudos por nada! Sou o que sou, por amor a Canudos ❤” declara.

Quem acompanhou os trabalhos do Legislativo pode perceber uma postura mais enérgica com vários debates que ele assegura, todos foram realizados em benefício do povo. O presidente fala das questões polêmicas relação as politicas em 2020, os projetos com o Legislativo por leis de caráter social. Ele também preanuncia um maior dinamismo paraa transmissão das sessões pelas redes da própria casa.

Márcio Malta – Caro Rômulo, o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta agradece sua disponibilidade e o compromisso com a população em geral. V.SA. finaliza o ciclo de entrevistas e a população também agradece, e muito. Tenho recepcionado muitos comentários e mensagens dos internautas referente a postura de todos, e aos que também preferiram se ausentarem, foi o caso das Vereadoras - Mirele Gama e Detinha Fernandes, além de uma postura antidemocrática perdendo a oportunidade de dialogar com a população em geral. Um trabalho pioneiro e que todos agradecem! Vamos lá?

Rômulo de Itinho – Claro!

Márcio Malta – O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar a vereador de Canudos?

Vereador Rômulo de Itinho – Primeiro como falei fui criado nos berços político com avô, tio, primo tudo na política quando criança falava q iria ser alguém que pudesse mudar a cara de Canudos sempre amor a minha cidade, quando fiz faculdade em Salvador todos me chamavam de Canudos só porque eu vivia falando de Canudos nos finais de semana corria pra Canudos! Canudos uma terra amada e querida por todos moradores e isso transforma esse amor que tenho e iniciei como vereador para que eu possa ter experiência em todos os níveis e chegar onde eu quero chegar com toda experiência e o amor que tenho a Canudos me faz seguir enfrente!

Márcio Malta – Dos onze (11) vereadores que compõe o legislativo, V.SA. transitou por diversas gestões e é o atual presidente da Câmera Municipal de Canudos. Os munícipes querem saber! Quantos anos você tem de figura pública no legislativo e qual papel e o maior desafio como presidente do poder legislativo?

Vereador Rômulo de Itinho – Sou novo, apenas 6 anos, como sempre falo aos meus amigos sou um bebê na política e estou aqui com a humildade de aprender mais a cuidar desses amigos que me escolheram como seu amigo vereador, eu nunca levo pro lado de ter desafios levo pro lado de que nossa vida toda é cheios de desafios e temos que ter sim esses desafios para cada vez mais crescer, o ser humano ele tem que ter desafios se não a vida não teria sentido algum, um dos meus maiores desafios é saber associar e separar amizade carinho família da política e graças a DEUS venho conseguindo, não tenho inimigos poque sei diferenciar amizade e política e principalmente sei ouvi críticas e sei agradecer elogios.

Márcio Malta – Antes do Portal Comunicação em Pauta publicar as entrevistas finais, realiza algumas ações baseadas nos anseios dos leitores do Portal. Ou seja, num primeiro momento entramos em contato com o entrevistado, informamos que haverá a publicação de uma pequena “Nota”, a mesma ressaltará pontuações e questionamentos dos internautas e munícipes. Na sua foi publicada o seguinte contexto;

“O jovem era visto como uma mente brilhante e de ideias pertinentes, porém, não passa de um boneco e virou fantoche nas mãos do atual prefeito e do respectivo partido”.

A polêmica advêm de momentos de rupturas e logo após o senhor retornar as alianças com o PSD – Partido Social Democrático, e os líderes do mesmo. Além de jogos internos que a população viu como articulações em prol do vereador suplente e pai do atual prefeito de Canudos – Antônio Geraldo. Onde o Prefeito em conjunto com o ex-presidente da Câmara aprovaram que o Senhor fosse o Secretário de uma importante pasta do município e Antônio Geraldo atuasse como vereador suplente. Você se arrepende em atender esse pedido e fazer parte dessa jogada politica. O viável não seria o senhor permanecer como vereador e fazer Jus os votos dos seus eleitores e deixar a indicação da Secretária para o poder Executivo?

Vereador Rômulo de Itinho – Bem, graças a DEUS, e ele sabe disso! Nunca fiz nenhum acordo com prefeito. Relação ao pai ou a qualquer que fosse até porque meu suplente era Rui da São Luís, e quando aceitei ser secretário como você mesmo disse “uma das secretarias mais importantes”, era pra mim uma experiência, uma porta de entrada para saber como funciona a secretaria. Ela abrange a infraestrutura de toda cidade de todas as outras secretarias: limpeza pública, transporte que atendia na saúde na educação no social, enfim… Uma secretaria que me traria uma bagagem de poder executar, enfim, aceitei e conquistei meu espaço. Hoje posso dizer que sou vereador, que fui secretário e que estou como presidente em tão pouco espaço de tempo, demonstrando assim a minha capacidade de articular e gerir uma cidade que me orgulho de ter o nome “Canudos” na minha identidade.

Meus amigos sabem a atenção que dei ao município!Mesmo como secretário atuava bem mais e continuava sendo vereador até por quer a lei me permite ser secretário e vereador. Sobre a parte do tema fantoche; conduzo minha relação com o prefeito de amigos e primos, mas nossas atitudes são diferente, ate porque fui eleito presidente com meus amigos da oposição, se eu fosse fantoche não teria nem candidatado a presidente.

Márcio Malta – Há especulações que sua articulação para chegar a presidência da Câmara Municipal de Canudos se deu por muitas negociações, o verdadeiro “Toma lá dá cá”. De acordo com fontes; existem vereadores usufruindo de gasolinas, carros disponibilizados pela câmara, segundo informações decorrentes dessas negociações, além de outras vantagens. Essas informações procedem? Como foi a articulação de sua campanha para chegar a presidência da casa do povo?

Vereador Rômulo de Itinho – Nada! Trato todos os vereadores por igual! Combustível, carro são da Câmara e para todos os vereadores. Eles estão aqui de prova que fui o primeiro presidente a ganhar uma eleição e parabenizar os outros pela participação. Política é assim, escolhem aquele que vai seguir e dirigir pela sua confiança e me escolheram porque confiaram em meu trabalho, trabalho de um jovem que em pouco período têm essa experiência toda, vale lembrar que o carro está a disposição de todos e não vou negar a nenhum por que o presidente é escolhido para gerir os recursos da casa para um melhor trabalho de vereador e para todos.

Márcio Malta – Vivemos momentos delicados politicamente falando, e sem sombras de dúvidas os mais pobres são atingidos nessa disputas de poderes? Dentro da própria Câmara vereadores usam as sessões para “Indicações” e usam como mérito.

“Vale ressaltar que Indicação é o instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de sugerir que o poder executivo tome as providências que lhe sejam próprias, como reformas de praças, equipamentos para hospital, ambulâncias, pavimentações e os vereadores estão usando situações que podem ser resolvidas perante as secretárias e esse dialogo não existe e ruas seguem sem iluminações, lixo ao céu aberto entre outros descasos”. Como o senhor ver essa posição dos membros do legislativo? Como presidente o senhor pretender propor ou tomar alguma posição sobre essas ações?

Vereador Rômulo de Itinho – Ótima colocação! Sim, por sinal já tomei algumas posições. Em conversas com os vereadores para que possamos atuar mais com indicações que tragam forma de benefício, já as demais necessidades da população como troca de lâmpada ou outro serviço, que sabe, que já tem no município, o viável é encaminhar direto aos secretários pertinentes.

Márcio Malta – V.Sa. foi reeleito pelo PSD (Partido Social Democrático) na coligação AVANÇA CANUDOS com 4.24% dos votos, ou seja, ficou na 10 ª colocação, em ordem decrescente ficou entre os dois menos votados; falta de posições mais firmes, além da ideia de abraçar projetos em prol do partido e da atual gestão sem medir as consequências estão vinculados a esse índice de baixa popularidade, já que o senhor é um veterano na politica de Canudos e o natural é permanecer ou subir o número de votos?

Vereador Rômulo de Itinho – Não sou veterano! Minha ações foram posta a prova da população e minha votação em termos de voto aumentou, mas isso não vem a mérito, poque todos sabem de que os melhores têm menos voto, até porque, as condições financeiras em nosso país é o que dividi muito ou pouco voto. Nossa campanha é aquela humilde; catando aqui, ali, devagarzinho, sem muita ambição mas não tenho dúvida de que é um voto fiel! Um voto de trabalho consciente que sabe que não é abandonado! Terminei uma eleição podendo andar nas ruas livre com cabeça erguida de esquina a esquina conversando com cada um, quem mora em canudos sabe que me ver direto em todos lugares.

Márcio Malta – Os vereadores recebem o valor de 6 mil reais. Além do salário como membro do legislativo o senhor recebe outros benefícios (salários, ou ocupa outras funções)? Na ocasião que foi Secretário de Infraestrutura qual era o seu salário Base e bruto?

Vereador Rômulo de Itinho – Recebo igual a todos! Os vereadores e o presidente da Câmara recebem os valores iguais. Não tenho adicional dalgum! Como Secretário optei pelo salário de vereador; Seis mil reais (R$ 6 mil) com os descontos vai pra exatamente Quatro mil oitocentos e cinco reais e oitenta e um reais (R$ 4.805,81).

Márcio Malta – Quais seus principais trabalhos realizados em prol do município?

Vereador Rômulo de Itinho – Pense que gostei dessa pergunta “rsrs”. Podemos dizer o que já realizei como vereador! Apresentei vários projetos! Um deles foi a proposta de proibição da Embasa em cobrar a taxa de religação – Hoje em Canudos não cobra mais taxa de religação. Eu via em cada pessoa carente com as contas cheia de parcelamento das religações que as vezes era maior do que o próprio consumo. Apresentei também a Lei que cria o cadastro de hóspedes nos hotéis e pousadas da cidade; criei também a Câmara Mirim – Com objetivo de levar simulações de eleições nas escolas municipais a fim de eleger vereadores mirins que possam realizar sessões mirins na Câmara votando em indicações que quando aprovado será encaminhado para a Câmara de vereadores para poder ser indicado nas sessões ordinárias da Câmara. Vale ressaltar que as eleições darão em escolas do ensino fundamental, friso ainda que além de eleger vereadores mirins isso trará incentivo para os jovens no cenário da política de nosso município. Daremos início ainda esse ano, só aguardando o fim da reforma do auditório entre vários outros. Entre as melhores ações foi criar e articular o Conselho de segurança de Canudos junto com tenente Diniz na época.

Márcio Malta – Olhando para trás, como o senhor enxerga Canudos durante sua primeira gestão e a atual? Canudos avançou?

Vereador Rômulo de Itinho – Os nossos avanços foram enormes, não só como vereador, mas como participante de um grupo político que mesmo com problemas que o país vive, agente conseguiu avançar muito; Como obras que não tínhamos e hoje temos, 4 Unidades Básicas de saúde, 2 colégios modelos (01) um deles construído e com uma estrutura que nenhuma cidade da região tem! O Colégio conta com 12 salas equipadas, pátio, auditório, quadra coberta; construímos duas (02) quadras cobertas que não tínhamos em canudos, até então não eram cobertas, uma (01) creche modelo, dois (02) ginásios de esporte em construção, requalificação da avenida JK com banho de luz, construção de todas as praças da avenida, banho de asfalto, construção da academia da saúde, construção do Centro de Referência de Assistência Social - (CRAS), implantação do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), exemplo para cidades da região, entregaremos em julho o quartel para Polícia Militar reformado pelo município, construção de uma base de esgoto com bomba, coisa que todos sabiam como era antes a céu aberto derramando esgoto, criação da SAMU, criação da casa da Vacina, reforma do Hospital Municipal, vários calçamentos como ruas do bairro do aeroporto, Califórnia e nova esperança, construção colégio modelo para zona rural, adutoras como da rocinha, Lagoa da Besta e Trabúbu com água na torneira, instalações de oito (08) dessalinizadores, quatro (04) unidades deágua doce, grama alambrado e refletores no estádio, enfim, várias outras obras, não digo em nenhum momento que outros gestores que passaram não fizeram porque mentirei, mas fizemos muito mais e isso é visível em tão pouco tempo.

Márcio Malta – Canudos vive momentos de especulações. Durante as entrevistas o vereador Jilson Cardoso informou em primeira mão que será candidato a prefeito de Canudos. Já o seu colega de ofício, o vereador, Bino da 150 revelou que sua esposa, a ex-secretária de educação do município se candidatará ao cargo do executivo, outro nome foi o do também vereador Paulo do Bendegó. V.SA acredita que eles (as) são bons nomes?

Vereador Rômulo de Itinho – São companheiros que tem, sim, oportunidades e que parabenizo a todos desde já! O momento é de democracia, que todos nós temos o direito de ser e temos competência para tal. Acabou aquela velha politica em querer crescer sem trabalhar, de querer pegar as piores qualidades da pessoa e publicar a fim de denegrir a imagem dos mesmos, isso é feio na política, não se aceita mais isso! Hoje cada um deve mostrar o porque é candidato e porque merece chegar lá!

Márcio Malta – Seu nome segue cogitado na disputa ao executivo. O senhor acredita e tem convicção que o atual prefeito Geo apoiará sua candidatura ou descartará tal possibilidade?

Vereador Rômulo de Itinho – Eu não falo que “SOU”, mas deixo as pessoas escolherem, posso ser o nome escolhido, assim como qualquer outro nome do grupo pode ser o candidato escolhido por Geo… Pode ser eu ou qualquer um! Que venha o que possa fazer muito mais por Canudos, e deixo claro que o povo é quem vai escolher, e que ele escolha o melhor pra Canudos. Essa cidade que amo e estou aqui para ajudar meu povo.

Márcio Malta – Caso o prefeito não “o indique” como sucessor dentro do PSD, o senhor verás tal posição como uma traição, já que V.SA. sempre esteve a disposição do partido e do prefeito?

Vereador Rômulo de Itinho – Como citei, isso vai do povo e eu estou à disposição para ajudar: quem for melhor pra Canudos, para minha cidade, para meu povo!

Márcio Malta – Os vereadores têm um papel fundamental para o desenvolvimento do município e para o “Bem Estar” dos munícipes. Para isso é fundamental conhecer com maestria os problemas do município, claro, é necessário estudar e propor soluções através de projetos para Câmara, projetos externos em prol de todos! Certo? Você já propôs algum? Tem projetos em tramitação ou aprovados?

Vereador Rômulo de Itinho – Um dos projetos citados foi a proibição da taxa de religação pela Embasa, como outros vários projetos que beneficiam a população, a segurança também – como a lei que cria o cadastro de hóspedes disponibilizando segurança aos munícipes.

Márcio Malta – O Portal Comunicação em Pauta apurou os gastos da gestão do ex-presidente da Câmara Municipal de Canudos, o vereador Beto da 150 e chegamos ao total de R$ 14.800 reais em diárias no período de Janeiro a dezembro de 2018. Vale ressaltar que tais informações consta no site da Câmara de Canudos conforme solicitado pela Lei da Transparência. Diante os fatos, o senhor acredita que esses gastos podem ser reduzidos?

Vereador Rômulo de Itinho – Temos o portal transparência e criei recentemente mais ferramentas de transparência como a publicação de projetos em tramitação na casa para as pessoas saberem os projetos propostos antes mesmo de serem votados dando tempo do cidadão se manifestar. Sobre as diárias: acredito que não é gasto desnecessário, até poque é um direito que os vereadores e presidentes em especial tem quando sai do município para pagar - hospedagem, alimentação, entre outros que qualquer servidor tem e para custear como citei anteriormente são necessários e o presidente além da informação que falei que não recebe nada a mais além do seu salário é preciso realizarmos várias diligências que geram custos, sobre isso eu não posso julgá-lo. Se ele gastou tais valores, acredito que todos os gastos foram prestados conta.

Márcio Malta – Na sua visão enquanto munícipe e representante do poder legislativo, pontue as principais mazelas que o município tem enfrentado. O que o senhor pretende fazer para sanar ou amenizar esses problemas diante esse alarmante cenário que gera pobreza, fome e até mesmo a “morte?”

Vereador Rômulo de Itinho – Olha só, hoje a política não permite mentiras, não permite mais farsas, o povo cansou de sofrer nas mazelas e ouvir do político que vai resolver, que vai resolver e o próprio político sabe que não vai… Não adianta mentir, por isso digo que o político, ele, tem que tá preparado! Ele tem que virar e dizer a verdade e como vai resolver. As vezes sou criticado por falar a verdade, porque muitos não gostam de ouvir um não verdadeiro e preferem um sim, falso! Digo, o seu maior inimigo é aquele “amigo” falso! Eu falo com convicção de que mazelas não vai acabar, podemos até diminuir e vamos diminuir, mas como? Acredito que com incentivo, muito incentivo no turismo para abrilhantar, trazer renda de fora. Canudos tem um dos maiores perímetro irrigado da região! Mas vem aquela pergunta! Porquê o víeis econômico não cresce? Respondo com convicção – Para resolvermos tais problemas temos que primeiro localizar a raiz do mesmo e perguntar porque acontece isso, em seguida como resolver? Será que já houve incentivo Municipal? Como o município pode incentivar de forma fiscal? De forma estrutural? Com reuniões ouvindo as pessoas, procurando saber onde podemos trabalhar e como aproveitaremos isso e transformaremos em empregos. Isso sim, gera riqueza pra o município o cidadão vai poder comprar mais no comércio, vende mais, ou seja, é uma engrenagem que precisa ser recuperada pelo próximo gestor.

Márcio Malta – Os munícipes têm uma visão negativa das sessões realizadas durante as votações na Câmara Municipal de Canudos. O clima realmente é muito pesado antes e durante as sessões? Qual seu maior problema durante os embates e propostas?

Vereador Rômulo de Itinho – Esse sim é um desafio que estou tentando resolver! Aos poucos venho realizando algumas mudanças na Câmara, é o caso do código de ética, alterando alguns artigos. Com relação aos debates conseguimos desde o início minimizar com punição aqueles que exageram, hoje as pessoas já estão vendo a diferença como era antigamente e hoje. Já não é pertinente e os munícipes não mais toleram aquelas discussões, estamos aos pouco organizando a casa em parceria com todos os vereadores. Além de criarmos a comissão de ética! Vale salientar que coloquei um (01) projeto para ser votado a fim de obrigar os vereadores irem as sessões trajados de palito e gravata, assim como as mulheres irem em trajes formais femininos.

Márcio Malta – Na posição de Presidente da Câmara Municipal de Canudos, como o senhor avalia a oposição e situação?

Vereador Rômulo de Itinho – Todos fazem o trabalho que tem e devem realizarem, temos uma Câmara elogiada por muitos na região, pelo fato de nunca um vereador ser comprado pelos respectivos prefeitos durante suas gestões.

Márcio Malta – É muito comum os vereadores (as) somarem suas alianças com Deputados Estaduais e Federais. Quais Deputados você firmou parceria? Quais foram os principais benefícios dessa parceria?

Vereador Rômulo de Itinho – Isso é verdade! A parceria tem que ser a favor do povo! Minha primeira parceria foi com o Deputado Federal foi José Nunes no qual trouxe várias emendas para Canudos desde Ginásio de esporte, praças, adutoras. Já a Estadual sempre foi nossa guerreira Fátima Nunes, no qual é uma das mais participativas, trouxe energia na zona rural, poços artesianos, e atualmente estou com uma das maiores lideranças da região, que é Isaac Carvalho, foi prefeito por duas vezes em Juazeiro, elegeu seu sucessor, teve mais de 100 mil votos como candidato a Federal e hoje ocupa uma parte na Casa Civil do governador e, em breve divulgaremos novidades para o povo em Canudos.

Márcio Malta – Como presidente do legislativo nos fale um pouco do seu dia a dia em prol dos munícipes, principalmente as quintas-feiras quando ocorre as Sessões.

Vereador Rômulo de Itinho – Participo e gosto das sessões, dos debates das apresentações e dos projetos. Me empenhar para mudar um pouco a vida dos meus amigos, e que confiaram em mim não tem preço, mas o que mais gosto, bem, é de correr atrás das ações, de solicitar aos deputados para participar de reuniões que tragam beneficio ao município.

Márcio Malta – De 0 à 10. Como o Sr º. avalia o seu mandato atual? Onde V.Sa. deve melhorar? Muitos tendem passar a responsabilidade para os munícipes, mas sabemos que a autoavaliação se faz necessário.

Vereador Rômulo de Itinho – Nesse caso eu voto em (05) porque tenho muito para aprender, como a fazer, temos que ser humilde e falar que não somos nada sem humildade e poder aceitar críticas de todas as formas porque são elas que iram nos guia como políticos.

Márcio Malta – Portal Comunicação em Pauta publicou uma matéria contendo uma lista com o nome dos 11 vereadores, a mesma, pontua os vereadores mais ausentes durante as sessões da Câmara Municipal, e durante os 41 dias de sessões realizadas em 2018. O senhor não foi citado por ocupar outro cargo, mas o suplente que o substituiu faltou oito (08) sessões, ou seja, o vereador Antônio Geraldo. Dos 11 vereadores ao menos uma falta consta no período de 2018. Como a casa acompanha esses casos de ausência, os vereadores devem justificar? Qual procedimento a ser realizado, existe punições?

Vereador Rômulo de Itinho – Sobre as faltas, acredito que todas deveriam ser justificadas! Desde já e por este motivo encaminhei a casa um projeto de lei ao qual propõe que o vereador que venha a faltar e que por algum motivo não justifique a falta será penalizado com descontos correspondentes as fatas em suas folhas de ponto, no seu salário. É, sobre os que já faltaram nas sessões anteriores apenas repassam seus motivos e nada é feito.

Márcio Malta – Qual realização em ser nomeado presidente da Câmara e como sua família ver sua prospecção ao cargo de futuro prefeito de Canudos?

Vereador Rômulo de Itinho – “Risos”. Graças a DEUS sempre me apoiaram em todas as ações, sempre os procuro e pergunto se é importante, tenho sim, essa vivência e cuidado de sempre está tirando dúvidas e consultá-los. Sobre a prospecção do cargo de Prefeito, primeira mente, só Deus sabe, em segundo se o povo me escolher como candidato, serei, mas nunca vou fazer nada além do que o povo deseje! Aprendi com meu avô que “a voz do povo é a voz de Deus!”

Márcio Malta – Como o senhor lida com as críticas durante sua gestão; dos colegas legislativo, da imprensa e da sociedade em geral?

Vereador Rômulo de Itinho – Como citei, aceito todas as críticas porque ela me faz crescer, me faz erguer a cabeça e se eu tiver errado corrigirei. Enfim, estou aqui, porque sei aceitar críticas!

Márcio Malta – Rômulo, os munícipes têm vivenciado algumas mazelas como a questão de “esgoto ao céu aberto”, além de tantas outras! Falta de iluminação pública, corte do transporte para alunos universitários, saúde precária e a educação em índices vergonhosos. Quais ações o senhor pretende tomar para sanar tais problemas?

Vereador Rômulo de Itinho – Primeiro - Estamos vivendo momentos difíceis momentos em que devemos está dos dois lados, sei que é difícil governar, gerir recursos que cada vez mais diminui e sou consciente que mazelas como esgoto assim como em Canudos existem em vários municípios a cada três brasileiros um não tem saneamento básico, uma obra de saneamento custa hoje para Canudos mais que seu orçamento todo anual, temos que correr atrás para conseguir via governo federal, mas de forma bruta digo nesse sentido, Canudos mudou muito tínhamos esgoto a céu aberto na bomba do memorial e aqueles moradores ali sofriam muito com a Lagoa de esgoto, cachorro tomando banho, digo isso porque presenciei fato como estes, quando secretário construir uma estrutura que hoje quem passa por lá ver como está o sistema sem esgoto, mas também entendo que muitas ruas ainda tem problemas de esgoto e não podemos nos virar e dizer que esta maravilha, se cada gestor que que passar e fizer a sua parte, agente consegue!

O segundo ponto – sobre os alunos tive o prazer de sentar em reunião com alguns deles e fui a tribuna, sobre tal assunto não mudo minha opinião! Já falei isso para o prefeito e a todos que posso recorrer que sou a favor dos alunos. Esse transporte é indispensável para os alunos, entendo também, que pela lei não é obrigatório o transporte, que o ensino superior é obrigação do governo federal, que o governo municipal é obrigado a arca com ensino fundamental, e o governo do estado, o ensino Médio. Mas como coloquei em um pedido de providência que não é obrigação municipal mas é uma questão social de sabermos que vários jovens não tem condições e que o mínimo que podemos fazer é assegurar transporte para eles como uma forma social.

Márcio Malta – Olhando pro cenário político nacional, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?

Vereador Rômulo de Itinho – Primeiro – Se tivesse a oportunidade de está do lado dele simplesmente diria “Bolsonaro você ou melhor dizendo, o senhor é um Inútil, uma cobaia” é um presidente que cada vez que abre a boca gera polêmica e destruição, abriu a boca a respeito da Petrobras e a mesma perdeu em ações mais de 30 milhões, abriu a boca sobre o banco da IBOVESPA zerou os lucros após fala do mesmo, abriu a boca pra falar dos estudantes e hoje estamos em uma crise na educação.

Márcio Malta – Você já chorou dentro da Câmara por um fato que te gerou muita alegria, tristeza, decepção após ou durante uma sessão? Caso positivo, como foi esse momento?

Vereador Rômulo de Itinho – Em um momento que me emocionou foi no dia da posso do meu primeiro mandato, que estavam aqui, meus avós, nos quais esperavam muito por aquele momento. Até hoje me emociono quando falo de meus avós... Obrigado Senhor por me dar uma família que amo.

Márcio Malta – V.Sa. participou de diversas gestões e passou por diferentes líderes do executivo. Você acredita que o executivo e o legislativo estão alinhados. Como você avalia administração pública do atual perfeito?

Vereador Rômulo de Itinho – Avalio mesmo com as mazelas, avalio em uma gestão boa para nosso município, todos terão mazelas! Entendo sempre que nada será de agrado a todos mas com a crise nacional conseguimos crescer, vejo alguns pontos a serem corrigidos poque sei aceitar que erramos, mas sei que acertamos muito, e que os erros sirvam para haver correções e cada vez mais devemos procurar erros para corrigir e acertos para ser elogiados, quem não gosta de elogios atire a primeira pedra!

Márcio Malta – Prezado presidente, caso um munícipe deseje falar com o senhor, solicitar, sugerir algo. Como esse munícipe procede para encontrá-lo? Você é um vereador de fácil acesso?

Vereador Rômulo de Itinho – Meu número celular - 75 991876297, tenho WhatsApp , tenho facebook, tenho Instagram, tenho email romulorebelo@gmail.com, moro na rua, no centro ao lado da prefeitura e próximo à Câmara, atendo na Câmara quando não estou viajando a trabalho ou a serviço dos próprios amigos que me acompanham. Quando secretário sempre estive presente na secretaria e estou direto andando nas ruas, todos estão de prova, quando posso ajuda faço de tudo, mas quando me vem algo que não posso, sou verdadeiro, e digo que não posso pra não ficar enrolando a pessoa! Isso é chato e feio de mais! Não gosto de fazer com os outros o que eu não gosto que façam comigo.

Márcio Malta – O senhor teve a inciativa de transmitir as sessões através de suas redes sociais. Muitos munícipes acompanham e agradece, porém, há muitas falhas; a transmissão não acontece periodicamente, além de ser transmitida pelo seu perfil pessoal, o certo é criar redes da própria casa, perfis da Câmara Municipal de Canudos. Quais medidas serão tomadas diante esse cenário?

Vereador Rômulo de Itinho – Cada vereador tem sua opção para transmitir ao vivo no perfil ou não! Isso depende de cada um querer prestar conta de seu mandato , mas recente fiz questão de que a transmissão seja ao vivo pela própria Câmara, que na verdade já existe o perfil da Câmara no Facebook, para que todos vejam os trabalhos legislativos, sobre a queda da conexão, infelizmente por enquanto não podemos resolver devido problemas de internet e lembrando que estamos usando o auditório provisório da UNE, mas quando formos para Câmara conseguiremos transmitir na íntegra, com Fé em DEUS!

Márcio Malta – Qual a mensagem diante o cenário político atual de Canudos você deixa para os munícipes?

Vereador Rômulo de Itinho – Peço desculpa a todos por errar, tem momentos que erramos mas digo que não continuarei no erro. Quero primeiro agradecer a Deus por nos da oportunidade de estarmos vivos e com Saúde, a minha família, quero parabenizar e agradecer ao portal Comunicação pela oportunidade, quero parabenizar a todos os munícipes que continuem atuante que participem, fiquei triste quando realizei a audiência pública sobre transparência e poucas pessoas apareceram, mas sei que pelo dia foi muito corrido em breve vamos realizar outro, peço que sejam atuante não só na eleição mas que vejam os trabalhos de cada um acompanhem sejam vocês mesmos fiscalizadores de seus próprios recursos, tentei explanar o mais breve possível para que as pessoas possam ver nosso trabalho isso não foi uma mensagem foi um texto “Risos”, mas a mensagem que deixo é;

“sejamos todos unidos por amor a Canudos, nunca leve seu voto pelo ato pessoal”

Márcio Malta – Rômulo, o Portal Comunicação em Pauta agradece o tempo disponibilizado, sucesso e fica com Deus.

Atenciosamente,

Márcio Telles de Souza Malta / Jornalista Cultural - Comunicação em Pauta | DRT - 64935/ SP.

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>