Paulo Costa foi eleito pelo DEM na coligação CONFIANÇA E ESPERANÇA com 633 VOTO, e pretende se candidatar à prefeito

Vereador - Paulo do Bendegó
“A relação que tenho com Euclides da  Cunha é apenas o nome na minha certidão de nascimento , meu compromisso é por minha querida Canudos”. Declara Paulo do Bendegó.

Paulo Esdras Costa Alves, nascido aos 26 de janeiro de 1983, natural de Euclides da Cunha , filho de José Alves Cardoso e Maria José Cardoso da Costa, comerciantes e residentes no Distrito de Bendegó, tem três irmãos, Leandro Rafael Costa Alves, Marcelo Costa Alves e Milena Costa Alves. É casado com Iris Mariana Gama Couto, sendo pai do pequeno Arthur Esdras Gama Couto Costa.

Finalizou os estudos no ano de 2004, no Colégio COMAF, no município de Canudos- Bahia, concluindo o curso de Magistério.
“Logo em seguida no ano de 2005, fui convidado pelo grande líder político Manoel Adriano Filho (Vavá) para exercer o cargo de Secretário Escolar no Distrito de Bendegó, onde exerci a função até o ano de 2006”. Fala com orgulho.

Paulo Costa foi eleito pelo DEM na coligação CONFIANÇA E ESPERANÇA com 633 VOTOS, sendo o 4º vereador mais bem votado.

Após entrevista do vereador Paulo finalizaremos o ciclo com a entrevista do atual presidente da Câmara - Rômulo de Itinho. Boa leitura...

Márcio Malta – Paulo, desde já agradecemos sua participação e o compromisso com a população de Canudos. O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar a vereador de Canudos?

Vereador Paulo do Bendegó - Já nasci político, está no sangue pois, sou neto do grande líder político o eterno Custódio Sabino da Costa, sendo que político é um dom nato e tenho como objetivo dar continuidade nas lutas e conquista do meu avô, resolvi me candidatar para vereador visando primeiramente lutar para meu Bendegó e toda zona rural, onde nasci e cresci. Depois as coisas foram tomando outras dimensões e vi a necessidade de lutar pelo meu município, pelo homem do campo tão esquecido, pela saúde, por uma educação de qualidade e sigo nesta luta.

Márcio Malta – Quantos anos você tem de figura pública no legislativo? Durante sua caminhada houve algum momento que você pensou em desistir? Comente com propriedade.

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio,  tenho 10 anos e cinco meses de vida pública no legislativo. Não, nunca pensei em desistir, mesmo em meio a tanto abandono e descaso dos gestores da nossa cidade, que não é de hoje, venho almejando meu crescimento político e meu nome já está a disposição do meu grupo político como futuro pré-candidato a prefeito para as eleições do ano de 2020, pois aposto nessa mudança com garra e coragem, acreditando em Deus em primeiro lugar e farei as mudanças em nosso município.

Márcio Malta –Antes de publicar as entrevistas finais e editadas, o Portal realiza algumas ações baseadas nos anseios dos leitores do Portal Comunicação em Pauta. Seguimos um planejamento – No primeiro momento entramos em contato com o entrevistado, informamos que haverá a publicação de uma pequena “Nota”, e que a mesma ressaltará pontuações e questionamentos dos internautas e munícipes. Na sua foi publicada o seguinte contexto;

“O vereador não vira o disco, e segue sempre com o mesmo discurso, é sempre a mesma ladainha e o povo que segue perdendo. Só olha pelo retrovisor, só olha para trás e nada faz para o Bem Estar e desenvolvimento de Canudos, é um vereador caneta Bic esgotada – ocupa uma vaga sem acrescentar em nada”.

A citação advêm das suas posturas diante as sessões  nas quintas-feiras.  O senhor concorda?

Vereador Paulo  do Bendegó - Senhor Márcio, até gostei da colocação e sei que quem me descreveu assim nada entende  de política, é um partidário. Eles não conhecem meu trabalho e se olho no retrovisor como foi colocado é por que alguém deixou de fazer para frente. Muito é criticado a política do passado mas, em relevância o que mudou na política atual, onde as críticas se baseiam na falta de assistência na saúde, tais como Médicos especialistas, Cirurgião Geral, Cardiologistas, Psiquiatras, Urologista, e Pediatras e entre outras. Luto e venho batendo na tecla incansavelmente pelo homem do campo, onde tem 7 anos sem água, sem transporte para feiras livres de Canudos , luto por estradas de qualidades, ruas sem pavimentação, luto por melhorias como a existência de Bancos, de segurança pública, voto em projetos que trazem melhorias para o povo de Canudos, pois sei que esse é meu trabalho e faço honestamente. Sem levar em conta minha luta diária em assistência, em consultas, cirurgias, medicamentos, levando os pacientes a outras localidades tais como Juazeiro, Antas, Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha.
Fui chamado de caneta Bic esgotada, não entendi, pois no momento vereador não tem tinta na caneta e sim o executivo, preciso do apoio do povo de Canudos inclusive do senhor Márcio, pessoa que estimo e que vem fazendo um excelente trabalho no Portal Comunicação em Pauta, para que em 2020 possamos ter a caneta com tinta, para assim fazer uma gestão de respeito e transparência.

Márcio Malta – Vivemos numa era de divisões politicas onde muitos apoiam ou condenam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. V.SA. acredita que o projeto proposto pelo seu colega da situação Beto da 150 terá aprovação da casa e demais instâncias? Você apoia esse projeto?

Vereador Paulo  do Bendegó - É um projeto do colega, respeito, embora não irei votar a favor.

Márcio Malta – V.Sa. foi eleito por moradores de Bendegó e demais regiões do município pelo DEM (Democratas) CONFIANÇA E ESPERANÇA com 633 VOTOS, sendo o 4º vereador mais bem votado. V.SA. acredita que vem correspondendo as expectativas dos Canudenses e dos seus eleitores?

Vereador Paulo  do Bendegó - Sim, o que demonstra é o crescimento dos votos recebidos entre a primeira e a terceira eleição. Aproveito o momento para agradecer grandemente essa confiança e apoio dos meus eleitores.

Márcio Malta – Os vereadores recebem o valor de 6 mil reais. Além do salário como membro do legislativo o senhor recebe outros benefícios (salários, ou ocupa outras funções)?

Vereador Paulo  do Bendegó -Não recebo nada a mais, e também não exerço outra função e me dedico a função de legislativo, como fiscalizar obras, verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados  pelo gestor, pois minha função é zelar pelo bem estar de toda população.

Márcio Malta – Quais seus principais trabalhos realizados em prol do município?

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio, tenho realizado trabalho de assistência na área da saúde, como cirurgias, exames, consultas, deslocamento de pacientes nos primeiros socorros principalmente os da zona rural, emendas em prol do município, como uma emenda parlamentar para a compra de equipamentos hospitalar no valor de  R$100.000,00 mil reais para equipar a Unidade Básica de Saúde “Seu Dudu”, 50 tanques redes para a Associação de Pescadores de Canudos, um trator agrícola  para a Cooperativa dos Irrigantes do Vaza Barris, um trator agrícola com implementos para a comunidade do Sítio de Antônio Jozindo,  Perfuração de Poços Artesianos em várias comunidades da zona rural, também indicações de uma quadra  Poliesportiva no distrito de Bendegó, pavimentação da Rua Apolinário em Bendegó, pavimentação das Ruas do Canudos Velho, pavimentação da Rua do Campo em Bendegó, pavimentação da Rua Juazeiro em Bendegó,  Construção de um posto de Saúde em São Bento e entre outros.

Márcio Malta – Olhando para trás, como o senhor enxerga Canudos Hoje? Canudos avançou?

Vereador Paulo  do Bendegó - Basta olhar para perceber o grande entrave que vem ocorrendo na cidade de Canudos. Uma cidade como a nossa  que sai daqui todos os dias aproximadamente 10 ônibus e vans para Euclides da Cunha, em busca de comércio, saúde, bancos, sem falar na falta de um fórum sem atendimento de Ministério Público, sem delegado, juiz, animais nas praças, uma educação desassistida, profissionais que pedem socorro, sem apoio para uma formação continuada, falta de transporte escolar em todo ano letivo, muitos alunos desistem pois, não tem como chegar nas suas escolas, sem emprego, com esgotos a céu aberto, diante a esse quadro apresentado não posso falar que Canudos avançou em nenhuma área.

Márcio Malta – Durante as entrevistas com os vereadores, tivemos grandes revelações. Jilson Cardoso declarou sua candidatura como prefeito e Bino da 150 declarou a candidatura de Leleca Oliveira. Vale lembrar que outros nomes são cogitados, é o caso de Ediney Sousa que nos procurou e também oficializou sua candidatura. Na sua experiência, qual o nome mais forte e relevante para concorrer ao cargo de prefeito(a) de Canudos?

Vereador Paulo  do Bendegó - Os pré-candidatos citados são todos merecedores, e tem o meu respeito e admiro-os como pessoas, no meu ponto de vista o mais preparado hoje é o pré-candidato  Paulo Costa, por estar sempre ao lado do povo e servindo ao povo, e que representa e sustenta seu grupo político.

Márcio Malta – Os vereadores têm um papel fundamental para o desenvolvimento do município e para o “Bem Estar” dos munícipes. Para isso é fundamental conhecer com maestria os problemas do município, claro, é necessário estudar e propor soluções através de projetos para Câmara, projetos externos em prol de todos! Certo? Você já propôs algum? Tem projetos em tramitação ou aprovados?

Vereador Paulo  do Bendegó - Sim, no momento tenho 3 projetos de lei apresentado e aprovados na câmara de Vereadores de Canudos.

1. Criação da Guarda Municipal.

2. Projeto de Lei que dá o nome ao Museu Histórico de Canudos, do senhor João Reginaldo Matos, popular João de Regis.

3. Projeto de Lei que dá o nome a quadra Poliesportiva do Distrito de Bendegó, o senhor Luis José dos Santos, popular Luis da Ema.
Mas, vale salientar que vereador não pode fazer projetos que gerem despesas para o município.

Márcio Malta – O Portal Comunicação em Pauta apurou os gastos dos vereadores em “Diárias”, inclusive de V.SA. quais os valores gastos e para que finalidade? O senhor acreditar que tais valores podem ser amenizados gerando um impacto positivo no orçamento do município?

Vereador Paulo  do Bendegó - Senhor Márcio Malta, no ano de 2018 fiz 3 diárias. No dia 23/07/2018 fui a Salvador no DNOCS, em busca de emendas para o município de Canudos. No dia 15/08/2018, estive no TCM em Serrinha, em reunião para fiscalizar as contas do município de Canudos. No dia 16/08/2018, estive em Salvador, no TCM – Tribunal de Contas do Município, em audiência com o Conselheiro do TCM Mário Negromonte. Em 2019 fiz três diárias até o momento. Dia 05/02/2019 participei do 1º Encontro do Poder Legislativo na cidade de Ribeira do Pombal. Dia 19/03/2019, fui a Salvador, na CERB, para tratar de assuntos de interesses do município de Canudos, tais como recuperação de poços artesianos. Dia 04/04/2019, fui a Salvador, no Gabinete do Deputado Tom Araújo, para tratar de emendas parlamentares para o bem do povo de Canudos.

Márcio Malta – Na sua visão enquanto munícipe e representante do poder legislativo, pontue as principais mazelas que o município tem enfrentado. O que o senhor pretende fazer para sanar ou amenizar esses problemas diante esse alarmante cenário que gera pobreza, fome e até mesmo a “morte?”

Vereador Paulo  do Bendegó - É certo que para  governar é preciso saber quais são as prioridades para seu município,  e os gestores precisam governá-las com compromisso e responsabilidade e acima de tudo aplicar a ética em uma cidade pequena com o PIB de aproximadamente 1,2 é relevante se investir em uma educação de qualidade, todo governo que procurou educar seu povo teve êxito, povo educado se gasta menos em saúde, tem uma cidade mais limpa, mais preservada e organizada.

Outra mazela da sociedade é a fome que vem junto ao desemprego, o que devemos fazer para solucionar ou amenizar esse problema que já atinge grande parte da população brasileira, na nossa realidade é interessante incentivar uma política de desenvolvimento da agricultura familiar, fortalecer o comércio local, serviços em geral e na nossa realidade nada mais lucrativo e promissor deve o desenvolvimento do turismo por morarmos em uma cidade histórica como nossa querida Canudos.

Márcio Malta – Os munícipes têm uma visão negativa das sessões realizadas durante as votações na Câmara Municipal de Canudos. O clima realmente é muito pesado antes e durante as sessões? Qual seu maior problema durante os embates e propostas?

Vereador Paulo  do Bendegó - Sobre as sessões, em todo parlamento existe divergências positivas e negativas, mas sempre os embates acontecem em prol da população. As polêmicas acontecem quando debatemos sobre os projetos por partes do executivo, posso citar o que mais causou discursão recentemente que foi a criação da taxa de iluminação pública onde gerou um clima desconfortável entre situação e oposição, pois este projeto gerou mais despesas para a população de Canudos.

Márcio Malta – Quais são os membros da sua bancada? Dos 10 vereadores, quais o senhor pode ou não confiar?

Vereador Paulo  do Bendegó -Os membros da minha bancada de oposição que tem como lema “oposição à favor de Canudos”, são Cledson de Vicente, Lucinha de Zé Raimundo, Daniel do Rosário, e Bino. E os demais respeito.

Márcio Malta – É muito comum os vereadores (as) somarem suas alianças com Deputados Estaduais e Federais. Quais Deputados você firmou parceria? Quais foram os principais benefícios dessa parceria?

Vereador Paulo  do Bendegó - Deputado Tom Araújo- Um trator Agrícola para a Cooperativa dos Irrigantes do Vaza Barris, um poço instalado para o assentamento Vazinho onde beneficia 60 famílias. Ex Deputado Federal Aleluia- Um trator Agrícola para a Associação Sítio de Antônio Jozindo, 50 tanques redes para a Associação dos Pescadores de Canudos, e perfuração de poços em convênio do DNOCS em várias localidades de Canudos. Ex Deputada Tia Eron- Uma emenda de 100.000,00 mil reais para a compra de equipamentos hospitalar, para o posto de saúde “Seu Dudu”. Ex deputado Mário Negromonte, emenda de 300.000,00 mil reais para a pavimentação de ruas no distrito de Bendegó.

Márcio Malta – Como membro do legislativo nos fale um pouco do seu dia a dia em prol dos munícipes, principalmente as quintas-feiras quando ocorre as Sessões.

Vereador Paulo  do Bendegó - Como legislador do município de Canudos, não só nas quintas- feiras como qualquer dia da semana, dia e noite me disponho a atender todos aqueles que me procuram, não me recuso a ouvir as demandas, sei que nem sempre posso sanar as necessidades dos que me procuram mas, não me escondo e tento resolver sempre que possível e o que estiver ao meu alcance.

Márcio Malta – De 0 à 10. Como o V.SA. avalia o seu mandato atual? Onde V.Sa. deve melhorar? Muitos tendem passar a responsabilidade para os munícipes, mas sabemos que a autoavaliação se faz necessário.

Vereador Paulo  do Bendegó - Costumo dizer que é uma tarefa muito difícil fazer uma autoavaliação mas, diante do meu trabalho me daria nota 08, pois luto e defendo meu município sem demagogia, com muita ética e dedicação em prol da classe mais necessitada.

Márcio Malta – Portal Comunicação em Pauta publicou uma matéria contendo uma lista com o nome dos 11 vereadores, a mesma, pontua os vereadores mais ausentes durante as sessões da Câmara Municipal, e durante os 41 dias de sessões realizadas em 2018 V.Sa. obteve cinco (05) Faltas. O povo quer saber! Quais os motivos das ausências? Elas foram justificadas?

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio,   o motivo da minha ausência é justificada a luta incansável de servir ao povo Canudense principalmente na saúde levando pessoas para a cidade de Antas, Ribeira do Pombal, Juazeiro, Salvador, Feira de Santana, Euclides da Cunha, muitas vezes não sendo possível chegar a tempo para a sessão.

Márcio Malta – O que a sua família pensa do senhor trabalhar na Câmara Municipal de Canudos?

Vereador Paulo  do Bendegó - Sempre fui apoiado pela minha família, minha esposa, meus pais, irmãos, tios e primos, que estão sempre me orientando e incentivando para o meu crescimento, me ajudam muito tanto moralmente quanto financeiramente.

Márcio Malta –Como o senhor lida com as críticas durante sua gestão; dos colegas legislativo, da imprensa e da sociedade em geral?

Vereador Paulo  do Bendegó - Lido como qualquer ser humano, pois as críticas mesmo quando destrutivas podem nos ajudar a transformar em algo bom, nem sempre somos elogiados, e no cenário político brasileiro onde ninguém mais acredita na política e nos políticos é normal receber críticas, acredito que esse é o momento de transformação. A sociedade precisa receber estímulos de confiança onde políticos e sociedade possam discutir juntos essas melhorias.

Márcio Malta – Vereador Paulo, os munícipes têm vivenciado algumas mazelas como a questão de “esgoto ao céu aberto”, além do encontro do esgoto as margens do Rio Vaza Barris. Algo muito sério, porém os poderes públicos tendem fechar os olhos para essa calamidade publica! Além da falta de iluminação pública, corte do transporte para alunos universitários, saúde precária e a educação em índices vergonhosos. Quais ações o senhor pretende tomar para sanar tais problemas? Pontuei cada questão...

Vereador Paulo  do Bendegó - Então, em uma pergunta anterior fui chamado como retrovisor de carro, não é de hoje que luto por essas melhorias, sempre batendo nessa mesma tecla pois, sei que é uma necessidade da população, tais como melhorias na rede de saneamento básico, visto que grande parte das ruas calçadas não possuem rede de esgoto. Para solucionar o problema do Vaza Barris deve-se recorrer ao governo federal e deputados por ser um projeto de alto custo, aproximadamente 25 milhões.

Iluminação pública, uma vergonha em nosso município, encontra-se ruas e bairros inteiros sem iluminação, deve-se buscar dos órgãos como o programa luz para todos, ministério de minas e energia, e da fornecedora de energia do estado COELBA, que por visto recebe dos moradores de Canudos uma taxa de iluminação  pública, soluções precisas e que solucione esses problemas.
 Saúde precária- na questão da saúde, lutaremos por convênios com órgãos competentes, melhorias de profissionais de saúde, investir em campanhas preventivas, equipar laboratórios, proporcionar exames preventivos, ultrassonografias, ressonâncias, tomografias, realizar cirurgias de pequeno porte. Valorizar e capacitar os agentes comunitários de saúde, implantar politicas públicas de saúde, investir em melhorias de transporte para enfermos da zona rural, melhorias para os pacientes TFD, tais como transporte e casa de apoio.

Educação – assim como a maioria dos municípios brasileiros Canudos também apresenta um IDB, abaixo do esperado, visando melhorar essa questão devemos criar metas para um ensino de qualidade, na base ensino infantil e fundamental I, incentivar profissionais para uma formação continuada, diminuir números de alunos por salas, criar novos centros de estudos, melhorar nos transportes e merendas escolar para os alunos que se deslocam da zona rural para a sede.
É de grande interesse incentivar e valorizar nossos universitários que buscam melhorias na qualidade de vida, lutar por mais investimentos do governo federal e do estado, e daremos apoio também com recursos próprios do município.

Márcio Malta –Olhando pro cenário político nacional, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?

Vereador Paulo  do Bendegó - Está muito cedo para se fazer uma avaliação, espero que ele corresponda o ensejo daqueles que o apoiou.

Márcio Malta – Você já chorou dentro da Câmara por um fato que te gerou muita alegria, tristeza, decepção após ou durante uma sessão? Caso positivo, como foi esse momento?

Vereador Paulo  do Bendegó - Já tive muitas emoções, mas chorar nunca, fico muito emocionado com os resultados das minhas eleições, e agradeço ao povo de Canudos pelo reconhecimento do meu trabalho.

Márcio Malta –V.Sa.  acredita que o executivo e o legislativo estão alinhados e com objetivos em prol da população?

Vereador Paulo  do Bendegó - Da parte da oposição sim, vereadores atuantes, comprometidos, éticos e que sempre lutam pelas melhorias do povo sofrido e carente do município de Canudos.

Márcio Malta – Como o senhor avalia administração pública do atual perfeito? O senhor acredita que os benefícios em finais de mandato suprem e apaga as mazelas durante toda gestão?

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio, nós temos 7 anos de um governo do esquecimento, do descaso e agora tenta mostrar serviço? Não apaga e nem supri o que ele fez ou deixou de fazer durante todos esses anos, deixou a desejar na saúde, educação, na segurança pública e não realizou nada com os recursos próprios do município, sem falar na ausência do gestor municipal que nunca aparece em seu local de trabalho, e que desconhece os acontecimentos do seu próprio município.

Márcio Malta – Caro Vereador, caso um munícipe deseje falar com o senhor, solicitar, sugerir algo. Como esse munícipe procede para encontrá-lo? Você é um vereador de fácil acesso? Muito se fala da ausência do prefeito mas parte dos vereadores só aparecem durante os períodos eleitorais.

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio eu volto a dizer, sempre estou a disposição dos meus eleitores e munícipes, estou todos os dias em meu local de trabalho, na Câmara Municipal, disponibilizo o número do meu celular e tenho contato corpo a corpo com o povo tanto da cidade como o homem do campo, local onde procuro visitar sempre, tanto nas festividades como nos momentos difíceis.

Márcio Malta – Qual a mensagem diante o cenário político atual de Canudos você deixa para os munícipes?

Vereador Paulo  do Bendegó - Márcio, vou terminar essa entrevista com uma frase de Bertolt Brecht e que acredito muito nessa transformação, pois o poder emana do povo.
“A mais bela de todas as dúvidas é quando os fracos e oprimidos levantam sua cabeça e deixam de acreditar na força de seus opressores”. Viva uma Canudos livre de opressão!

Márcio Malta – Vereador Paulo, o Portal Comunicação em Pauta agradece o tempo disponibilizado, sucesso e fica com Deus.

Vereador Paulo  do Bendegó -  Obrigado!

Att; Jornalista Márcio Malta - DRT - 64935/ SP

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>