Beto da 150 concede entrevista ao Portal Comunicação e esclarece polêmica sobre projeto em prol do ex-presidente Lula
![]() |
Vereador Beto da 150 |
O vereador Roberto Silva dos Santos (Beto da 150), concedeu entrevista ao Jornalista Márcio Malta e falou sobre o polêmico projeto que concede título de Cidadão Honorário ao ex-presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva. A atitude gerou polêmica na cidade de Canudos-BA e dividiu muitas opiniões.
De acordo com Beto, o título de cidadão Canudense proposto ao ex-presidente Lula, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que ele fez, principalmente no Nordeste.
O vereador afirma que Luiz Inácio deu oportunidade aos mais pobres de cursar uma universidade além de melhorar a vida dos cidadãos do campo. Quando questionado que o projeto dependerá de aprovações, inclusive dos amigos do legislativo ele ressalta;
“Os vereadores sabem e reconhecem o trabalho de Lula, acredito que a casa aprovará esse projeto com maioria absoluta”.
Já em relação a criação de projetos em prol da cidade, autoavaliação de sua gestão e citar o nome de um possível nome que ele acredite ter potencialidade, Beto recua e adota declarações auto confortáveis conforme perceberão na entrevista.
Vale ressaltar que Beto da 150 é filho de Antônio Ferreira dos Santos e a Srª Perpetua Silva dos Santos e tem muito orgulhos dos quatro (04) filhos. Foi eleito pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) na coligação AVANÇA CANUDOS com 422 votos dos 11 vereadores e vereadoras ocupa o 9º lugar do rank.
Márcio Malta –Beto, o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta agradece sua disponibilidade e o compromisso com a população em geral. Antes de responder as perguntas fale um pouco sobre V.SA… Quem é Beto da 150?
Vereador Beto da 150 – sou canudense, nascido na rua gogó da ema na velha Pombinha Branca, cocorobó – Canudos. Sou filho de Antônio de Dona e Petinha, tenho três irmãos, pai de quatro filhos, minha formação é em magistério mas tenho orgulho e paixão pela agricultura. Apaixonado pelos meus filhos: Monalisa Macedo dos Santos que atualmente mora em São Paulo e é Publicitária além de Antony Mallony Macedo dos Santos, Roberta Macedo dos Santos e Dandara Nascimento dos Santos.
Márcio Malta –O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar a vereador de Canudos?
Vereador Beto da 150 – sempre fui político! Desde os tempos de escola. Fui líder estudantil, líder comunitário onde moro desde os 2 anos de idade na minha querida 150. E o que motivou a minha candidatura de vereador foi a visibilidade de fazer um trabalho que pudesse contemplar a população de canudos e atendendo os mais necessitados com mais amor e respeito ao próximo.
Márcio Malta –Vamos lá! Dos 11 vereadores que compõe o legislativo, V.SA. transitou por diversas gestões e foi presidente da Câmera na gestão anterior. Os munícipes querem saber! Quantos anos você tem de figura pública no legislativo e qual papel e o maior desafio como presidente do poder legislativo?
Vereador Beto da 150 – Tenho 3 mandatos, dez anos de figura pública. Meu papel como presidente foi democrático, administrando para todos, dos vereadores aos funcionários. Foi um grande desafio, colocando ordem e transparência na casa.
Márcio Malta –Antes do Portal Comunicação em Pauta publicar as entrevistas finais, realiza algumas ações baseadas nos anseios dos leitores do Portal. Ou seja, num primeiro momento entramos em contato com o entrevistado, informamos que haverá a publicação de uma pequena “Nota”, e que a mesma ressaltará pontuações e questionamentos dos internautas e munícipes. Na sua foi publicada o seguinte contexto;
“Sem papas na língua, vereador Beto da 150 tem fama de inflexível e de exceder seu papel de vereador e autoridade”.
A polêmica advêm de sua personalidade forte e causam que o Sr. abraçou, é o caso do projeto de lei a fim de disponibilizar o título de cidadão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva. Já o de exceder o papel de figura pública ocorreu após uma briga entre dois jovens, e de acordo com relatos o Sr. agrediu um vigilante do Hospital municipal de Canudos argumentando ser vereador, alguns entenderam como abuso de autoridade. O Senhor pontua e esclarece os fatos?
Vereador Beto da 150 – O fato ocorrido no hospital já foi esclarecido. Não houve agressão, apenas adentrei no hospital sem permissão. Primeiro os meus, depois os teus, quero dizer que não abandono os meus eleitores, e que no momento estavam aflitos querendo notícias e sem retorno. O resto é falatório, você sabe que o povo fala demais, inclusive falam que a sua revolta com o prefeito Geo é porque você solicitou um ônibus para trazer artistas de Salvador e ele negou. Acredito que as pessoas estão erradas, que não houve isso.
Márcio Malta –Não existe revolta ou qualquer outro tipo de sentimento, realmente houve o pedido do ônibus que na ocasião tive que pagar através de outras vias. Deixo em evidência que o trabalho do Portal é de interesse público que anda em conjunto com a transparência e ética a fim de levar o debate saudável à sociedade de Canudos. Mas o entrevistado é o Senhor! Vamos lá…
Referente ao ex-presidente “Lula” Como surgiu a ideia de disponibilizar o título de Canudense ao mesmo? Os lideres do PT, assim como o ex-presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva), sabem da homenagem?
Vereador Beto da 150 –O título de cidadão canudense proposto ao ex presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que ele fez, principalmente no Nordeste, dando oportunidade aos mais pobres de cursar uma universidade, e melhorando a vida do cidadão no campo com vários programas que beneficiam o agricultor, como luz para todos, e água. Os líderes do PT, assim como o próprio Lula sabem dessa homenagem, e assim que possível o mesmo virá receber.
Márcio Malta – Vivemos numa era de divisões politicas, correto? V.SA. acredita que o projeto terá aprovação da casa e demais instâncias?
Vereador Beto da 150 – Os vereadores sabem e reconhecem o trabalho de Lula, e acredito que a casa aprovará esse projeto com maioria absoluta.
Márcio Malta – V.Sa. foi reeleito pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) na coligação AVANÇA CANUDOS com 4.29% dos votos, ou seja, ficou na 9 ª colocação, em ordem decrescente ficou entre os três menos votados, A que o senhor atribui tal rejeição? Comente com propriedade.
Vereador Beto da 150 – Não vejo minha votação como rejeição, pois a cada eleição venho crescendo no número de votos. Primeira eleição 310, segunda 378 e na terceira 422. Tenho muita lenha ainda pra queimar. Diante disso agradecer aos meus eleitores, que são mais que isso, são amigos! Deixo aqui meu abraço e já o desejo de boas festas juninas.
Márcio Malta – Os vereadores recebem o valor de 6 mil reais. Além do salário como membro do legislativo o senhor recebe outros benefícios (salários, ou ocupa outras funções)?
Vereador Beto da 150 – Não tenho benefício, tenho ocupação, além de vereador sou agricultor, produtor de bananas.
Márcio Malta –Quais seus principais trabalhos realizados em prol do município?
Vereador Beto da 150 – Quando o município mais precisava de ambulância, eu destinei a compra da mesma para atender a população com recursos da Câmara. Indicações: para o transporte dos estudantes de Paripiranga, quadra poliesportiva da 150, e Alfredo Amorim na sede, posto de saúde da 150, reforma e ampliação da escola da 150, calçamento e pavimentação do bairro Nova esperança, festa do colono…
Márcio Malta – Olhando para trás, como o senhor enxerga Canudos durante sua primeira gestão e a atual? Canudos avançou?
Vereador Beto da 150 – Canudos teve um grande avanço, tanto na área da educação com a construção de duas escolas-modelo, uma creche modelo e ampliação da escola da 150, e na saúde com a construção de 5 PSFs (Postos de atendimento do Programa de Saúde da Família), reforma do hospital e SAMU. No esporte com a construção de três (03) quadras poliesportivas, um ginásio e um estádio. Na área da cultura, construção de museu, podemos ver na infraestrutura, várias ruas calçadas e asfalto na avenida principal com praças que embelezam a nossa cidade, com bancos dignos e confortáveis. Graças a Deus saímos da era do banco péla porco!
Márcio Malta – Canudos vive momentos de especulações. Durante as entrevistas o vereador Jilson Cardoso informou em primeira mão que será candidato a prefeito de Canudos, já o seu colega de ofício, o vereador Bino da 150 revelou que sua esposa, a ex-secretária de educação do município se candidatará ao cargo do executivo. V.SA acredita que eles são bons nomes? Na sua experiência, qual o nome mais forte e relevante para concorrer ao cargo de prefeito(a) de Canudos?
Vereador Beto da 150 – São bons nomes, são pessoas capacitadas para tal cargo. Leleca ou qualquer um dos vereadores que for eleito prefeito de canudos, são pessoas conhecedoras dos problemas do município. O NOME mais forte para concorrer é o candidato de Geo e do povo.
Márcio Malta – Quem é o candidato de Geo e o do Povo?
Vereador Beto da 150 – Quem Geo escolher.
Márcio Malta – Os vereadores têm um papel fundamental para o desenvolvimento do município e para o “Bem Estar” dos munícipes. Para isso é fundamental conhecer com maestria os problemas do município, claro, é necessário estudar e propor soluções através de projetos para Câmara, projetos externos em prol de todos! Certo? Você já propôs algum? Tem projetos em tramitação ou aprovados?
Vereador Beto da 150 – vereador não pode fazer projetos que gerem despesas para o município, vereador faz indicações e emendas que não gerem despesas.
Márcio Malta – Beto, o Portal Comunicação em Pauta apurou os gastos da sua gestão enquanto presidente da Câmara Municipal de Canudos e chegamos ao total de R$ 14.800 reais em diárias no período de Janeiro a dezembro de 2018. Vale ressaltar que tais informações consta no site da Câmara de Canudos conforme solicitado pela Lei da Transparência. Diante os fatos, esses gastos não poderiam ser reduzidos? V.SA acredita necessários tais gastos? Quais benefícios a população ganhou com o gasto de 14.800 reais em viagens?
Vereador Beto da 150 – As diárias recebidas não podiam ser reduzidas, porque foram todas em serviço da Câmara e ninguém trabalha de graça. Foram viagens feitas para Uauá para pagar consignado dos vereadores, Euclides da Cunha pagar encargos da Câmara, Ribeira do Pombal para revisão do carro da Câmara, Serrinha ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia), Salvador para assembleia legislativa e contabilidade.
Márcio Malta – Na sua visão enquanto munícipe e representante do poder legislativo, pontue as principais mazelas que o município tem enfrentado. O que o Srº. pretende fazer para sanar ou amenizar esses problemas diante esse alarmante cenário que gera pobreza, fome e até mesmo a “morte?”
Vereador Beto da 150 – Não vejo como mazelas, vejo como problemas sociais, problemas esses que existem em todo país, mas graças a Deus e uma boa administração do prefeito Geo, vem diminuindo bastante, é claro que ninguém consegue erradicar 100% em pouco tempo, espero e torço para que o próximo administrador possa dar continuidade ao bom trabalho que tá sendo feito.
Márcio Malta – Os munícipes têm uma visão negativa das sessões realizadas durante as votações na Câmara Municipal de Canudos. O clima realmente é muito pesado antes e durante as sessões? Qual seu maior problema durante os embates e propostas?
Vereador Beto da 150 – sobre as sessões da Câmara, não vejo essa visão negativa por parte da população, nós temos umas das melhores câmaras da região, com vereadores honestos e comprometidos. Discussões existem, pois cada um defende uma ideologia e luta por ela. Não encaro como problema, temos que respeitar a visão de cada um, cada vereador traz sua proposta e cabe a cada um de nós concordar ou discordar.
Márcio Malta –Quais são os membros da sua bancada? Dos 10 vereadores, quais o senhor pode ou não confiar?
Vereador Beto da 150 – os membros que formam a bancada é composta pelo vereador Jilson Cardoso, Gérson da várzea cumprida, Detinha, Rômulo e Mirelle. Confiança devemos ter em todos.
Márcio Malta – É muito comum os vereadores (as) somarem suas alianças com Deputados Estaduais e Federais. Quais Deputados você firmou parceria? Quais foram os principais benefícios dessa parceria?
Vereador Beto da 150 – Os deputados nos trouxeram muitos benefícios, como quadras, escolas, sistema simplificado de água doce, energias na zona rural, praças, calçamento. Esses são os deputados mais atuantes em nosso município.
Márcio Malta – Como membro do legislativo nos fale um pouco do seu dia a dia em prol dos munícipes, principalmente as quintas-feiras quando ocorre as Sessões.
Vereador Beto da 150 – O vereador tem que estar disponível para atender aos seus eleitores 24 horas por dia, é o que eu faço procurando resolver as necessidades dos meus eleitores. As quintas-feiras é um dia igual aos demais, vou à Câmara como os outros dias, exceto quando estou viajando.
Márcio Malta –De 0 à 10. Como o Sr º. avalia o seu mandato atual? Onde V.Sa. deve melhorar? Muitos tendem passar a responsabilidade para os munícipes, mas sabemos que a autoavaliação se faz necessário.
Vereador Beto da 150 – Não sou 100%, mas batalho um pouco a cada dia pra chegar lá. Sei que tenho defeitos e preciso corrigi-los, como todo ser humano erra, mas tenho a humildade de admitir.
Márcio Malta – Portal Comunicação em Pauta publicou uma matéria contendo uma lista com o nome dos 11 vereadores, a mesma, pontua os vereadores mais ausentes durante as sessões da Câmara Municipal, e durante os 41 dias de sessões realizadas em 2018 V.Sa. obteve três (03) Faltas. O povo quer saber! Quais os motivos das ausências? Elas foram justificadas?
Vereador Beto da 150 – O motivo das minhas 3 ausências, foram duas vezes em viagens para Salvador a serviço da Câmara e outra por motivo de doença.
Márcio Malta – O que a sua família pensa do senhor trabalhar na Câmara Municipal de Canudos?
Vereador Beto da 150 – Primeiramente não sou trabalhador da Câmara, eu estou vereador, mandato de 4 anos. A minha família sempre me apoiou, estiveram sempre ao meu lado. Meu pai me aconselhou para que eu não entrasse na política, mesmo assim apoiou a minha decisão.
Márcio Malta – Como o senhor lida com as críticas durante sua gestão; dos colegas legislativo, da imprensa e da sociedade em geral?
Vereador Beto da 150 – Existem dois tipos de críticas, aquela associada a algo negativo que chamamos de destrutivas, e as que nos impulsionam, reforçam, que são construtivas. Estando nesse cargo, tento aprender a lidar com os dois tipos, seja ela vindo dos colegas, da imprensa ou da sociedade, mas também rebato quando ferem a minha índole.
Márcio Malta – Beto, os munícipes têm vivenciado algumas mazelas como a questão de “esgoto ao céu aberto”, além de tantas outras! Falta de iluminação pública, corte do transporte para alunos universitários, saúde precária e a educação em índices vergonhosos. Quais ações o senhor pretende tomar para sanar tais problemas?
Vereador Beto da 150 – É como já falei antes, todos esses problemas encontramos não apenas em Canudos, mas somos sabedores da grande necessidade do saneamento básico para o município. A gestão atual não tem medido esforços, porém até o momento não fomos contemplados com a tão esperada obra que custa em média 34 milhões. A iluminação da cidade e dos povoados tem melhorado bastante, a questão do transporte para universitários foi indicação minha no meu primeiro mandato em 2009, no qual o prefeito Senoca atendeu com a metade do frete do transporte e o universitário com a outra metade. Em 2013 O atual prefeito Geo, atendeu bem melhor a minha indicação colocando dois ônibus totalmente de graça para atender todos os estudantes de Canudos. Eu estou e sempre estarei ao lado dos estudantes e tenho muito orgulho de ter feito essa indicação . Sabemos que a saúde é um problema nacional, Canudos com 17 mil habitantes temos 5 psf funcionando com médico, dentista, enfermeiras, temos uma boa estrutura hospitalar com médicos 24 horas . Nossa administração foi a que mais investiu em educação , e vem melhorando mesmo que em passos lentos, mas se encontra melhor do que quando assumimos. Eu enquanto vereador, estando junto ao prefeito, tenho o dever de fazer indicações para sanar algumas situações que estejam ao nosso alcance.
Márcio Malta – Olhando pro cenário político nacional, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?
Vereador Beto da 150 – Para mim, até agora não mostrou para o que veio. Vamos esperar mais um tempo para ver se ele começa a ser presidente.
Márcio Malta – Você já chorou dentro da Câmara por um fato que te gerou muita alegria, tristeza, decepção após ou durante uma sessão? Caso positivo, como foi esse momento?
Vereador Beto da 150 – Já tive grandes emoções, principalmente na posse do meu segundo mandato. Foi uma eleição onde fui muito perseguido, em que muitos diziam que eu não chegava lá, e graças a Deus e aos meus fiéis eleitores estou lá até hoje. Um outro acontecimento foi a homenagem em sessão solene que fiz no dia dos vereadores aos exs e atuais vereadores.
Márcio Malta – V.Sa. participou de diversas gestões e passou por diferentes líderes do executivo. Você acredita que o executivo e o legislativo estão alinhados. Como você avalia administração pública do atual perfeito?
Vereador Beto da 150 – O executivo está sim alinhado com os vereadores da situação que somos maioria, fazendo valer aprovação de projetos que beneficiam a população Canudense. Geo é o melhor prefeito da história de Canudos, as conquistas do atual gestor falam por si só.
Márcio Malta – Caro Vereador, caso um munícipe deseje falar com o senhor, solicitar, sugerir algo. Como esse munícipe procede para encontrá-lo? Você é um vereador de fácil acesso?
Vereador Beto da 150 – Qualquer munícipe que quiser me encontrar é facilzinho, facilzinho. Quando não me encontram na Câmara, ou em minha casa que está sempre de portas abertas, me encontram pelo celular, e se acaso não ver a ligação ou mensagem, retorno assim que visualizar.
Márcio Malta –Qual a mensagem diante o cenário político atual de Canudos você deixa para os munícipes?
Vereador Beto da 150 – Canudos é uma cidade histórica que tem enfrentado muitos problemas, mas que a atual gestão tem se esforçado para amenizá-los. Canudos hoje tem um cenário Alegre para receber todos que aqui vierem, e os munícipes têm se alegrado com as mudanças, mas infelizmente nem Deus agradou a todos! Um forte abraço a todo povo Canudenses, e vamos seguir confiante na melhoria do nosso município.
Márcio Malta – Beto, o Portal Comunicação em Pauta agradece o tempo disponibilizado, sucesso e fica com Deus.
Vereador Beto da 150 – Meu querido! Deus te abençoe, te ilumine e te der bastante sabedoria. Que você possa continuar fazendo um trabalho brilhante! Um abraço e fique com Deus.
Márcio Malta – Amém!
Att; Jornalista Márcio Malta - DRT/ 64935/SP
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta