6° Vereador mais bem votado de Canudos se inspira e segue os passos do pai
![]() |
Vereador -Cledison de Vicente |
Aos 36 anos, Cledison Guimarães da Conceição, popularmente conhecido como Cledison de Vicente, além de representar o legislativo é agricultor e desempenha um dos maiores ofícios na vida de um homem, ou seja, o de "pai" do pequeno (Luiz Vicente).
Natural de Canudos-Ba, Cledison diz que seus pais - Maria Jezuita N. Guimarães e o ex-vereador Vicente José da Conceição são seus verdadeiros guerreiros, ambos vindo do povoado Barriguda, lugar que Cledison mostra muito orgulho de representar; “ A barriguda representa minhas origens assim como as dos meus seis (06) irmãos.
O sexto vereador mais bem votado em Canudos relata que sempre esteve no meio politico e mesmo antes de se concretizar suas candidatura em (2004) já almejavarepresentar o seu povo, segundo ele, os canudenses são necessitados de atenção, respeito e carinho.
“sou uma figura publica quase que desde sempre, como e de conhecimento de todos meu pai já foi vereador em nosso município e eu sempre o acompanhei nas caminhadas e campanhas, porem quando houve o impedimento de meu pai (Vicente) no pleito de 2004 pude concretizar esse sonho que já tinha dentro de mim, neste mesmo ano fui eleito e desde 2005 estou vereador de minha amada Canudos, perfazendo 14 anos de vida publica com gestões consecutivas, estando hoje em minha 4º legislatura”, pontua o vereador reeleito com 4,89% correspondente aos 481 expressivos votos pelo PTC ( Partido Trabalhista Cristão), na coligação CONFIANÇA E ESPERANÇA.
Desta forma, o vereador repete a trajetória política do pai, o ex-vereador que tinha como slogan “ Vicente: Gente da Gente” sempre atento aos anseios do povo. Vicente teve sua primeira candidatura em 1992 onde não obteve êxito, porém, não desistiu e continuou batalhando e ao lado do povo candidato-se novamente em (1996) e chegou a ser eleito. Em 2004 por força da legislação vigente não conseguiu registrar sua candidatura passando essa responsabilidade para o filho.
Márcio Malta - Desde já o Portal Comunicação em Pauta agradece sua disponibilidade e o compromisso com a população em geral. São perguntas der punho e interesse público, fique a vontade e boa sorte... Quantos anos você tem de figura pública no legislativo, quantas gestões?
Vereador Cledison de Vicente - Eu quem agradeço a oportunidade de através desse meio de comunicação esta falando ao povo de Canudos, falando aos que residem no município e aos que na procura de melhores condições de vida tiveram que mudar-se de município mas sempre que possível estão aqui conosco. Marcio, sou uma figura publica quase que desde sempre, pois como e de conhecimento de todos, meu pai já foi vereador em nosso município e sempre o acompanhei nas caminhadas e campanhas, porem, quando houve o impedimento de meu pai (Vicente) no pleito de 2004 pude concretizar esse sonho que já tinha dentro de mim, neste mesmo ano fui eleito e desde 2005 ESTOU vereador de minha amada Canudos, perfazendo 14 anos de vida publica diretamente, estando hoje em minha 4º legislatura.
Márcio Malta - O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar à vereador de Canudos? Foi uma iniciativa sua, ou não, você não imaginava dar continuidade o trabalho de Vicente (pai)?
Vereador Cledison de Vicente - Como já relatado sempre estive no meio politico e mesmo antes de se concretizar minha candidatura (2004) eu já ansiava por representar meu povo tão necessitado de atenção, respeito e carinho, com o impedimento de pai o que era somente um sonho se tornou realidade. Marcio, não apenas imaginava dar continuidade como ate hoje continuo honrando esse legado de meu pai e minha mãe, pois como se sabe atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher, e o que esses dois guerreiros sempre me ensinaram foi que acima de tudo e sempre que possível eu cuidasse do povo carente de nosso município porque eles sabiam muito bem o que é precisar de atenção básica principalmente na área da saúde.
Márcio Malta – V.Sa. sabe que o Portal Comunicação em Pauta antes de publicar as entrevistas inicia o processo de divulgação das mesmas. No primeiro momento entramos em contato e informamos a publicação de uma pequena “nota”, essa nota ressalta pontuações e questionamentos dos internautas e munícipes. Na sua foi publicado conforme abaixo:
“Cledison: Um vereador de contradições que revela ideologias partidárias ao ponto de chamar ex-prefeito Vavá de herói durantes sessão No legislativo”. Essa citação não é contraditória?
Vereador Cledison de Vicente - Não me considero um vereador em contradição, pelo contrario, sempre tive uma postura coerente e atuante, como já comprovei em diversas vezes em plenário, sendo favorável a projetos do executivo quando comprovado que este seria para de fato atender os anseios de nossos munícipes e contrario quando os mesmos transpareciam interessar a atender a necessidades de poucos ou apadrinhados e essa postura sempre tomada quando situação e oposição. Se chamei o Dr. Vavá de HEROI não me recordo, porém se chamei tenho a certeza de que não foi no contexto politico partidário e sim no sentido de que tenho admiração não apenas por ele mais por todos os ser humanos que escolhem a profissão de medicina pois estes que a fazem são pra mim uns heróis, uma vez que salvar vidas e cuidar de pessoas é de fato um ato heroico.
Márcio Malta – V.Sa. foi reeleito pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão) na coligação CONFIANÇA E ESPERANÇA. Com anos contribuindo para o desenvolvimento da cidade, você sente a necessidade de alcançar novas áreas dentro da política de Canudos?
Vereador Cledison de Vicente - Sim. Pois todo politico que ame seu povo e eu amo o povo de Canudos, pensa em cada dia transformar a vida dos munícipes dando-lhes melhores condições de vida na saúde, educação, cultura, esporte e geração de emprego e renda, e para tanto é de fundamental importância que possamos a cada pensarmos em ousar voos mais altos.
Márcio Malta - pretende se recandidatar a vereador em 2020?
Vereador Cledison de Vicente - Sim, pretendo, mas sabemos que o pleito de 2020 ainda é algo ao qual deverá ser bastante discutido dentro do grupo ao qual pertenço, já estamos discutindo projetos de melhoria de vida do nosso povo e que no momento certo decisões serão tomadas e que tais escolhas serão visando sempre a melhoria de vida de nossos munícipes.
Márcio Malta - Na atual situação política de Canudos, onde muitos estão desacreditados. Na sua opinião; Qual o nome mais viável para se candidatar à PREFEITO?
Vereador Cledison de Vicente - Politica é muito dinâmica e o pleito ainda será ano que vem nesse ponto ainda há muito a ser debatido sendo cedo para citarmos qualquer nome, o povo só tenha a certeza que de minha parte procurarei sempre o melhor para nossa terra.
Márcio Malta - Os vereadores recebem o valor de 6 mil reais. Além do salário como membro do legislativo você recebe outro benefício ( benefícios, salários, ou ocupa outros cargos)?
Vereador Cledison de Vicente - Não. No momento estou ocupando o cargo de vice-presidente, o qual não agrega nenhum benefício financeiro.
Márcio Malta – Quais foram os trabalhos realizados em prol do município, de que V.SA mais se orgulha?
Vereador Cledison de Vicente – Não há como escolher um em especial, pois contribuir para o crescimento do meu município me orgulha muito.
Márcio Malta – V.SA acredita que posturas de defender partidos da coligação e criticar a oposição sem dar espaço ao diálogo saudável não abre margens negativas, desacelerando as benfeitorias e distanciando os munícipes do caminho para dias melhores?
Vereador Cledison de Vicente - Minha postura é de defender o interesse da população, o que acontece é que a situação (bancada do prefeito) quando são questionadas sobre as mazelas e os descasos que o povo vem sofrendo a quase 08 (oito) anos, não tem a postura de debater as soluções para essas problemáticas e tão somente se apegam a gestões passadas colocando a culpa em quem não mais governa o município, esquecendo-se de exercer o papel de vereador, surgindo assim as citações de gestores passados.
Marcio Malta – Os vereadores tem um papel fundamental para o desenvolvimento do município e para o “Bem Estar “ dos munícipes. Para isso é fundamental conhecer com maestria os problemas do município, claro, é necessário estudar e propor soluções através de projetos para Câmara, projetos externos em prol de todos! Certo? Você já propôs algum? Tem projeto em tramitação ou aprovados?
Vereador Cledison de Vicente - Cabe salientar que o vereador não pode fazer proposituras que gerem despesas para o município, no entanto tenho diversas indicações, as quais demonstram as necessidades do nosso povo. Tenho um projeto de Lei já aprovado o qual instituiu o dia do evangélico em 24 de fevereiro. Quanto as proposituras tenho dois em faze de elaboração um que visa Instituir a semana municipal de prevenção e combate ao uso de drogas e outro que visa Instituir a realização de eventos desportivos nos bairros.
Márcio Malta - Quantas solicitações de "Diárias” V.Sa. solicitou perante a Câmara em 2018/19 conforme dados da Câmara Municipal de Canudos ... Quais foram os motivos de cada solicitação? Essas viagens trouxeram retorno positivo para o município, quais?
Vereador Cledison de Vicente - No ano de 2018 solicitei 04(quatro) diárias, as quais foram 01 (uma) para o TCM (Tribunal de Contas do Município) em Serrinha – BA, com a finalidade de analisar as prestações de contas do município, 02 (duas) para um congresso de vereadores que teve a duração de dois dias na cidade de Serrinha – BA e por ultimo 01 (uma) para o TCM (Tribunal de Contas do Município) em Salvador – BA, para encontro junto ao jurídico do tribunal. Em 2019, solicitei 01 (uma) para a cidade de Salvador – BA ) para o TCM (Tribunal de Contas do Município) em Salvador – BA, para encontro junto ao jurídico do tribunal.
Márcio Malta - Hoje, você como munícipe e representante do legislativo; qual a maior mazela que o município sofre e o que você pretende fazer, realizar para sanar ou amenizar esse problema diante o município?
Vereador Cledison de Vicente - O município encontra-se em um caos total, que fica impossível escolher uma. Pretendo continuar fazendo o verdadeiro papel do vereador fiscalizando e cobrando providencias do executivo e não bastante a isso continuarei solicitando emendas parlamentares junto aos deputados que firmei parceria.
Márcio Malta - Caso tenha Indicações, requerimentos e ofícios relate os de maior relevância ou comente de forma clara de entendimento para os munícipes e leitores do Portal Comunicação em Pauta.
Vereador Cledison de Vicente - Esse questionamento é bastante simples de ser comentado! São vaias as indicações realizadas nesse período, porém a atual gestão não atende as indicações da oposição e como já levantado até por vossa senhoria as indicações realizadas pela situação são previamente acordadas com o executivo.
Márcio Malta - Os munícipes tem uma visão muito negativa das sessões durante as votações na Câmara Municipal de Canudos, de fato o clima é muito pesado antes e durante as sessões? Qual seu maior problema durante os embates e propostas?
Vereador Cledison de Vicente - Pessoalmente não tenho problema algum, porém como em todo embate muitas são as vezes que estes ficam acalorados, para mim é um fato normal uma vez que o que esta em jogo são decisões que mudará vidas em que cada um tenta de forma firme defender o que se julga melhor para o município.
Marcio Malta - Quem são os membros da sua bancada? Dos 10 vereadores quais você pode e não pode contar? E porque?
Vereador Cledison de Vicente - Hoje são os vereadores da oposição; Ana Lúcia, Paulo, Daniel e Albino, nesses posso confiar. Grande parte do tempo compartilhamos dos mesmos ideais.
Marcio Malta- É muito comum vereadores somar forças com Deputados estaduais e federais. Quais Deputados você firmou parceria? Quais foram os principais benefícios dessa parceria?
Vereador Cledison de Vicente - No âmbito estadual Luciano Simões (DEM) e no âmbito federal com Aleluia (DEM), com o primeiro algumas conquistas já se concretizaram na área da saúde principalmente com a conquista de realizações de diversos procedimentos cirúrgicos e exames dentre outros encaminhamentos e com o segundo conseguimos 01 (uma) retroescavadeira, para os colonos da 150, diversos poços artesianos em diversas localidades e alguns tanques rede.
Marcio Malta - Como membro do legislativo nos fale um pouco do seu dia a dia em prol dos munícipes, principalmente as quintas-feiras quando ocorre as sessões...
Vereador Cledison de Vicente - As quintas-feiras durante as sessões procuro esta sempre focado na matéria do dia, defendendo o interesse e sempre ao lado do povo. No dia a dia estou a disposição para atender e tentar diminuir os anseios da população mais carente do nosso município, venho também percorrendo algumas localidades do município na procura de melhor identificar as necessidades mais urgentes dos munícipes para que de alguma forma possa contribuir para melhoria de vida do nosso povo.
Marcio Malta - Como você avalia o seu mandato atual até o presente momento de 0 à 10? Onde V.sa deve melhorar?
Vereador Cledison de Vicente - É bastante complicado fazer uma alto avaliação, procuro sempre esta me alto criticando na procura de melhor representar meu povo e deixo a avaliação para a população que esta sim o farão de forma precisa.
Marcio Malta - Portal Comunicação em Pauta publicou uma matéria contendo uma lista com o nome dos 11 vereadores, a mesma, pontua os vereadores mais ausentes durante as sessões da Câmara Municipal, e durante os 41 dias de sessões realizadas em 2018 V.sa obteve 7 Faltas. O povo quer saber! Quais os motivos das ausências? Elas foram justificadas?
Vereador Cledison de Vicente - Tais ausências se deram por algumas vezes em viagem dentro e fora do município visando a procura de resolver ou minimizas as mazelas que nosso povo vem sofrendo, outras ocasiões por motivo de saúde.
Marcio Malta - 0 que a sua família acha de você trabalhar na Câmara Municipal de Canudos? Eles apoiam e ver com bons olhos?
Vereador Cledison de Vicente - Sempre tive o apoio de meus familiares, desde minha indicação para substituir pai até os dias atuais, costumo dizer Marcio que família é a base de sustentação de qualquer ser humano e sem estes para apoiar e fazer criticas construtivas nos tornamos pessoas vazias e sem proposito.
Marcio Malta - Como você lida com as críticas durante sua gestão dos colegas legislativo, da imprensa e da sociedade em um todo?
Vereador Cledison de Vicente - Como pessoas publicas devemos sempre esta abertos a criticas, pois são elas quando construtivas que nos tornam uma pessoa melhor, um ambiente onde só existe elogios não nos torna melhores só servindo para tão somente para massageia o ego nos tornando fracos e falhos.
Marcio Malta – Canudos sofre muitas mazelas pontuais; esgotos ao céu aberto, falta de iluminação pública, transporte para alunos universitários cortado, saúde precária e a educação em índices vergonhosos. Como você ver esse cenário e quais são suas ações para sanar tais problemas?
Vereador Cledison de Vicente - Vejo com preocupação enorme pois a cada dia fica claro e evidente o descaso e a falta de compromisso como o povo por parte da atual gestão. Pretendo continuar exercendo meu papel zelando sempre pelo bem estar do povo e cobrando melhorias para o município por meio de solicitações junto aos deputados.
Márcio Malta - Existe uma divisão política muito acirrada no município, essa realidade infelizmente existe, assim como tantas outras cidades do Brasil, mas muitos munícipes alegam serem prejudicados com essa rivalidade ao exemplo da rua da areia. De acordo com alguns eleitores a falta de iluminação, pavimentação e arborização acontece por descasos dessa rivalidade. V. SA. Compartilha desse pensamento?
Vereador Cledison de Vicente - Apesar de estarmos no século XXI há gestores que insistem a gerir a coisa publica como se suas fossem, esquecendo que foram eleitos para administrar o município para todos e não somente para os que para ele votou, espero que o gestor que hoje aí está, coloque a mão na consciência e veja que esta localidade assim como outras área também fazem partes do município.
Marcio Malta - Olhando pro cenário político nacional, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?
Vereador Cledison de Vicente - Estamos a apenas 04 (quatro) meses dessa nova gestão, no entanto está já apresenta projetos que impactarão nossas vidas e novas gerações, devemos ficar atentos a essas demandas e termos a consciência que o Brasil é maior que todos nós.
Marcio Malta - Essa pergunta será realizada para todos os vereadores (as) - Você já chorou dentro da Câmara por um fato que te gerou muita alegria, tristeza, decepção após uma sessão ordinária ?
Vereador Cledison de Vicente - Até o momento não passei por essa situação, sempre me comovo com as mazelas e sofrimentos que nosso povo passa, porém nunca chorei.
Márcio Malta – V.Sa. participou de algumas gestões e passando por diferentes líderes do executivo. Você acredita que o executivo e o legislativo estão alinhados. Como você avalia administração pública do atual perfeito?
Vereador Cledison de Vicente - Não com todos os vereadores, o alinhamento só existe com quem compartilha da cartilha do executivo. Outro ponto fundamenta é o fato de que o atual gestor deixou sua função de gerir o município na mão de terceiro e desapareceu ninguém sabe pra onde fato que já estamos apurando. Toda via e apesar das mazelas eu estaria sendo injusto se aqui não reconhecesse o fato de que essa gestão também ao longo dos anos trouxe sim algumas obras, fatos que não excluem o descaso que nosso povo sofre por falta de uma saúde de qualidade, uma melhor educação, mais ruas calçadas, saneamento básico que poderia evitar varias doenças dentre outras mazelas por isso minha avaliação quanto a essa gestão é que ela vai de mau a pior.
Márcio Malta - Qual a mensagem diante o cenário político atual de Canudos você deixa para os munícipes?
Vereador Cledison de Vicente - Por fim deixo a todos os munícipes uma mensagem de fé e esperança em que dias melhores virão e que o VEREADOR CLEDISON DE VICENTE sempre esteve e sempre estará ao lado do povo e em defesa do povo e que muito em breve voltaremos a ter orgulho de nossa querida CANUDOS, meu muito obrigado e que DEUS ilumine a todos nós. Obrigado Marcio Malta pela oportunidade.
Márcio Malta - Nós do Portal Comunicação em Pauta que agradecemos o tempo disponibilizado.
Att; Jornalista Marcio Malta - DRT/ 64935/SP
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta