"Canudos-Ba- Uma vereadora mulher e novata com o desejo de mudança"
![]() |
Foto: Arquivo pessoal (Lucinha) |
Ana Lúcia Francisca de Oliveira Muniz (Lucinha), nasceu no extinto vilarejo “Pombinha Branca”, porém seu registro foi realizado na cidade de Jeremoabo-Ba, algo muito comum nos tempos de seu nascimento. Segundo relatos da própria vereadora, seu parto ocorreu as margens do açude Cocorobó, filha de José Francisco Filho popular “Zezinho Ramos” funcionário do DNOCS e Antônia Oliveira a jovem cresceu na convivência dos dez irmãos; três homens e sete mulheres sendo um falecido.
“Sou casada há quase trinta e dois anos com José Raimundo Gomes Muniz, tenho quatro filhas: Indira ,Indiara Analice e Beatriz. Tenho quatro netos e uma neta. Meu patrimônio infalível”, revela.
Estudou no Centro Educacional Cenecista Arnaldo Ferreira (CECAF), onde concluiu o curso de magistério. Logo após cursou Direito pela Universidade Tiradentes em Aracaju-Sergipe. De acordo com a Excelentíssima vereadora sua família apoia sua participação ativa diante o legislativo do município, de acordo com ela, sua candidatura foi uma excelente escolha por está prestando um trabalho igualitário perante a sociedade.
Nesse momento o Portal Comunicação em Pauta questionou se o seu esposo e ex-vereador Zé Raimundo interfere ou interferiu em suas posições e decisões , ela foi direta e incisiva!
“Não . Pois durante os seis mandados do ex. Vereador Zé Raimundo estive sempre presente ,sendo ele minha referência política, mas quem direciona meus trabalhos sou “EU". Até porque muitas vezes não concordava com algumas atitudes dele”.
Em outubro do 2016, foi eleita com 4.84% dos votos, ou seja, 476 votos – numa cidade com pouco mais de 16 mil moradores conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, Lucinha se tornou, aos 51 anos, uma entre as três mulheres vereadoras da atual bancada da Câmara Municipal de Canudos pelo Partido Progressistas (PP).
De acordo com a vereadora, Canudos vive um marco histórico. Segundo ela, a presença de três mulheres na Câmara municipal é um fato para comemorar. Porém, existem pessoas, com entendimento ou falta de conhecimento diante esse cenário e tentam menosprezar o trabalho dizendo por aí que a força feminina não luta pelos direitos dos munícipes como tentam piorar a situação da mulher na sociedade e em cargos públicos.
“Eu reafirmo! Meu compromisso com o povo, é resgatar a esperança que se perdeu nos políticos. Ainda existe pessoas sérias honestas com grandes propósitos para o município.” Declara Lucinha.
O que leva uma advogada, vó e mãe moradora da Av.Juscelino Kubitschek número 138 Bairro Nova Esperança a ir além do papel de uma cidadã para encarar o caos político de Canudos e do Brasil(em um momento em que uma grande quantidade de jovens diz não acreditar mais em política)? Diante esse questionamento fomos em busca de respostas conforme uma entrevista super esclarecedora, onde a vereadora revela, pontua e esclarece para toda sociedade através de um bate papo com o jornalista Marcio Malta, confiram!
Márcio Malta - O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar à vereadora de Canudos?
Vereadora Lucinha - Eu Convivi durante muitos anos num ambiente familiar de certa forma muito política, esse foi o principal motivo. Ouvia falar em desigualdades sociais, disputas partidárias, posições ideológicas. Assim fui formando uma posição política de visão social voltada para políticas públicas e não partidárias.
Márcio Malta- Os vereadores recebem o valor de 6 mil reais. Além do salário como membra do legislativo você recebe outro benefício ( Salários, ou ocupa outros cargos)?
Vereadora Lucinha - Os subsídios dos vereadores são de 6.000 mil reais mas a carga tributária é elevada recebemos com os descontos 4.821,25 quatro mil oitocentos e vinte um e vinte cinco centavos. Além desse subsídio não recebo nenhum benefício porém não existe cota parlamentar! Quando um parlamentar preciso se deslocar para outras localidades a serviço da câmara municipal informa ao presidente e solicita diárias para custear a viagem através de ofício. Durante os dois anos e três meses de gestão fiz jus a duas diárias em 05/09/17 e 06/09/17 para custear gastos durante a viagem a cidade de Serrinha para participar do Encontro Baiano de parlamentares. Em 15/08/1 8 reunião com inspetor regional do Tribiunal de Contas do Município ( TCM) buscando esclarecimentos. Em 16/08/18 ao TCM estado da Bahia para tratar de assuntos de interesses da coletividade no setor jurídico. Totalizando quatro diárias. Estou ocupando cargo de primeira secretaria da mesa diretora atual porém sem nenhum benefício financeiro. Vale ressaltar que cada diária tem o valor de duzentos e cinquenta reais(250,00 reais) a cima de cem (100) quilômetros.
Márcio Malta- Durante os 2 anos e 3 meses de gestão quais foram os seus trabalhos realizados no município e o que você mais se orgulha?
Vereadora Lucinha - Para trilhar essa carreira é preciso conhecer vários fatores, os problemas da sociedade em geral. Consegui inúmeras cirurgias outros municípios, exames de alta complexidade, partos Cesáreos, até no estado de Sergipe foram realizadas cirurgias que através do meu conhecimento, infelizmente nosso município não oferece. Meu maior orgulho diante dessas conquistas é não fazer distinções políticas partidárias.
Márcio Malta - Os projetos de lei são sugestões de novas leis para a cidade. Para elaboração do mesmo requer conhecimento profundo dos atuais problemas do município além do domínio da língua portuguesa e as leis entorno do poder e leis federais, estaduais e do município (orgânicas) , por isso muito vereadores se prendem as simples indicações, pois não tem tamanha complexidade como elaborar um projeto de lei, assim, você já propôs algum projeto de lei? Tem algum em tramitação? Caso positivo, informe a quantidade, quais, é a data específico dos mesmo.
Vereadora Lucinha- Não tenho projetos propostos diante a casa, somente indicações.
Marcio Malta - Qual a mensagem diante o cenário político atual e degradante de Canudos você deixa para os munícipes?
Vereadora Lucinha – Bem, é preciso desenvolver um trabalho perseverante aos segmentos vulneráveis de uma sociedade. Vale ressaltar que ,a gestão pública adequada tem que se apoiar nos seguintes pilares: Planejamento, transparência, controle e responsabilidade.
Márcio Malta - Hoje, você como munícipe e representante do legislativo; qual a maior mazela que o município sofre e o que você pretende fazer, realizar para sanar ou amenizar esse problema diante o município?
Vereadora Lucinha - São inúmeras as mazelas do nosso município. A saúde pública está comprometida de forma assustadora, por falta de atendimento adequado, ausência de médicos especialistas: cardiologista, ortopedista, urologista, cirurgião, obstetrícia entre outras especialidades. A saúde pública do município de Canudos por falta de compromisso do poder público. O esgoto hospitalar caí dentro do açude por falta de saneamento básico. Vale lembrar que a Constituição federal em seu artigo 196 , prevê a todos o direito a saúde, e deve ser garantido por meio de políticas públicas que promovam o acesso efetivo, universal, e igualitário às ações e serviços de saúde. Outra carência extrema está na zona rural, a falta de água é assustadora, calçamentos de péssimas qualidades, esgoto a céu aberto, lixos ,animais nas ruas. Tudo isso é uma referência do compromisso da atual gestão com a população. Solicitar apoio por intermédio dos deputado estadual e federal buscar recursos para amenizar tais problemas tá sendo uma alternativa na ausência do atual gestor.
No segundo momento, a vereadora nos revela que o clima é muito pesado antes e durante as sessões na Câmara, que há muitas divergências. Segundo ela, os vereadores tem aliados que lutam a favor do bem estar da Câmara e do povo, de acordo com suas palavras, o vereador Albino é um grande aliado e defensor e acrescenta;
“considero o vereador Albino Aliado a nossa bancada, pois ele foi o maior incentivador para renovação da câmara”.
Diante as declarações de Lucinha, demos continuidade a entrevista no tom de bate papo com um único objetivo; levar transparência aos munícipes de Canudos.
Márcio Malta - Como é o seu dia a dia? principalmente as quintas-feiras quando ocorre as sessões?
Vereadora Lucinha - São dias comuns compatível com os serviços da Câmara. Principalmente as quintas feiras por ocupar o cargo de primeira secretaria é uma tarefa que requer organização e responsabilidade.
Marcio Malta - O poder político de Canudos ainda é muito centralizado, nomes de gestores anteriores são muito presente na sessões, não seria mais proveitoso se pautar em problemas da sociedade e deixar amores políticos de lado? Qual sua opinião sobre esse assunto?
Vereadora Lucinha - Sem sombras de dúvidas o poder político de Canudos é centralizado, voltados para uma modalidade político obsoleta. Enquanto a sociedade traumatizada por perseguições por falta de políticas públicas.
Marcio Malta - O atual quadro legislativo de Canudos une a presença de três mulheres,, aparentemente nenhuma tem posições feministas? Como você ver essa atuação de três mulheres compondo o quadro, qual sua assinatura durante esse seu mandato?
Vereadora Lucinha- É um marco na história de Canudos a presença de três mulheres na Câmara municipal. Eu reafirmo, meu compromisso com o povo, é resgatar a esperança que se perdeu nos políticos. Ainda existe pessoas sérias honestas com grandes propósitos para o município.
Marcio Malta - Você considera uma mulher feminista militante?
Vereadora Lucinha - A luta feminista não vem de agora, o feminismo que desconstruir os ideais machista que estão enraizados na sociedade e luto por uma sociedade mais igualitária na questão de acesso a direitos entre todos. Me considero uma feminista sim! Acredito que nós mulheres temos potencial tanto quanto os homens para fazer uma boa administração.
Marcio Malta - Como você lida com as críticas durante sua gestão; dos colegas legislativo, da imprensa e da sociedade em um todos?
Lucinha - Quando eu iniciei minha carreira política já tinha uma estrutura firmada quanto as divergências entre os colegas. Quanto a imprensa é um meio de comunicação muito relevante e que se faz necessário, em especial os veículos de comunicação e aos profissionais do jornalismo da nossa Canudos onde a mesma tem credibilidade para sociedade; levando o debate e os esclarecimentos necessários.
Marcio Malta - Diante o cenário atual de Canudos o que vocês vereadoras, mulheres, precisam falar e olhar? Para onde ninguém está olhando e vocês precisam falar e olhar...
Vereadora Lucinha - Temos que lutar pelas classes menos favorecidas, onde nosso município ainda se concentra a discriminação entre as classes mais vulneráveis.
Marcio Malta - O gigante acordou, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?
Vereadora Lucinha - Foi uma votação democrática, não votei nele, mas as propostas dele é muito preocupante para sociedade e os menos favorecidos ,principalmente para os nordestinos.
Marcio Malta - Você já chorou dentro da Câmara? Comente.
Vereadora Lucinha - Nunca chorei! Sei muito bem controlar minhas emoções.
Márcio Malta- Você pretende fazer sua recandidatura em 2020? Tem essa prospecção? Caso Sim ou Não, nos informe o motivo.
Vereadora Lucinha – Sim! É importante salientar que estou iniciando minha carreira política, tenho muito a desenvolver em Canudos. Zelarei pelas funções institucional, fiscalizadora, legislativa,julgadora fazendo valer os princípios norteadores da administração pública.
Márcio Malta - Por último, deixamos em aberto, caso deseje acrescentar algo relevante, informações que venha de encontro os interesses do munícipes e do município ou simplesmente agradecer.
Vereadora Lucinha - Agradeço a oportunidade, estou a disposição para prestar quaisquer informações necessárias. E por fim, afirmo a veracidade dos fatos e dizer que , quando iniciamos a carreira publica, estamos prontos para elogios e críticas, sendo elas construtivas ou não.
Marcio Malta - Desde já o Portal Comunicação em Pauta agradece sua disponibilidade e o compromisso com a população em geral. Comprometimento parte do diálogo claro e direto com a sociedade de mãos dadas aos veículos e profissionais da Comunicação .
Att; Jornalista Cultural Marcio Malta - DRT/ 64935/SP
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta