Em entrevista ao Portal Comunicação em Pauta, Gerson da Várzea abre o jogo com respostas timidas e auto-confortáveis

Foto; Arquivo pessoal do Gerson da Várzea 
Gilberto Lira dos Santos (Gerson da Várzea)  quebrou o silêncio sobre sua atuação diante à Câmara Municipal de Canudos. 

O vereador, que está no seu primeiro  mandato foi eleito com 424 votos pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil), compondo a coligação da atual gestão do município- Avança Canudos, atuou como braço direito do Deputado Estadual – Alex Lopes da Silva nas campanhas eleitorais na região de Canudos e foi o aliado na campanha do atual prefeito, articulando apoios para que os mesmos fossem reeleitos nas urnas, o que acabou acontecendo.

Gerson da Várzea chama a atenção por ser uma figura pública tímida e observadora e de poucas palavras. O vereador é  natural de Euclides da Cunha-Ba, mas reside na Fazenda Várzea Comprida em Canudos.

Ele, disse que o maior motivado a se candidatar à uma cadeira na Câmara foi basicamente em ajudar a população mas carente e resolver os problemas sociais do município.

Gerson revela que na ocasião não teve o apoio da família,  mas segundo ele, a vontade de ser vereador era mais forte, então seguiu com seus planos e sonhos, e deu certo. Durante a entrevista ao Portal Comunicação em Pauta Por Marcio Malta, Gerson afirma que não é um vereador “Café com Leite”, mas foi categórico na sua auto-avaliação, quando questionado. Qual sua auto-avaliação durante o seu mandato?

“De 0 à  10 me classifico com “7ª”. Acho que estou fazendo um ótimo trabalho, mas não perfeito! Tenho que me manter com humildade e os pés no chão e o interesse voltado a população mas carente do município!

Perguntado se está se sentindo incomodado com as posições partidárias durante as sessões na Câmara Municipal de Canudos, Gerson não  quis se comprometer não apenas nessa pergunta mas durante outros momentos importantes,  se reportou como um verdadeiro político, mais preocupado com sua respostas e consequências do que falar com maior propriedade o que os eleitores esperam dos seus representantes, confira!

 “Eu não concordo com esses debates partidários, por isso não opinarei, faço minha parte é não levo a esses debates”.

Nesse momento informei que o público espera posições aplausivas e esclarecedoras , e tal resposta era evasiva, nesse momento houve um silêncio entre linhas... Confira abaixo entrevista completa.

Olá Gerson, conforme nossa conversa prévia via Whatsapp alinhamos nosso compromisso referente a matéria e nosso bate-papo. São perguntas simples de punho político e de teor de utilidade pública.  Desde já o Portal Comunicação em Pauta agradece sua disponibilidade e o compromisso com a população em geral.

Vamos lá! Antes de responder, fale um pouco sobre V.sa, onde nasceu, nome dos pais, filhos, quantos irmãos você têm...

Vereador Gerson da Várzea – Bem, sou natural de Euclides da Cunha,  mas resido na Fazenda Várzea Comprida em Canudos. Tenho seis irmão; quatro homens e duas mulheres. Sou filho de Maria Sonia Lira dos Santos e Sarapiao Heráclito dos Santos, e claro, tenho três filhos.

Márcio Malta - O que te motivou entrar na carreira política e se candidatar à vereador de Canudos?

Vereador Gérson da Várzea- Ajudar a população mas carente e os problemas sociais do município.

Marcio Malta - Os vereadores recebem salários no valor de 6 mil reais. Além do salário como membro do legislativo você recebe outro benefício (salários, ou ocupa outros cargos)?

Vereador Gerson da Várzea -  Não.

Marcio Malta – Apuramos que em 2018 você realizou três viagens para Salvador com despesas de 250 reais cada para encontrar com o Deputado Estadual Alex do Piatã e segundo suas justificativas, essas idas à Salvador era de interesse ao município . Nos fale a respeito de suas solicitações das (Diárias), despesas com maior propriedade.

Gerson da Várzea - Ano passado solicitei e recebi 3 diárias no valor de 250 cada, com viagem á Salvador no meu carro, mas com cada viagem dessa gasto no mínimo 500 reais. De onde eu moro para Canudos onde é realizado as sessões, gasto no mínimo 100 reais de combustível!

Márcio Malta - Durante os 2 anos e 3 meses de gestão, quais foram os trabalhos realizados em prol do município? Caso deseje, pode pontuar os que você mais se orgulha.

Vereador Gerson da Várzea- Através de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual - Crisósotomo Lim, conhecido como Deputado Zó do PCdoB conseguir uma ambulância para atender a população de Canudos, o encascalhamento das estradas de Várzea Comprida para Juá. Além de energia elétrica do povoado de Lagoa do Mota e sítio do Dinho. Essas são conquistas pontuais.

Marcio Malta - Projetos: Você já propôs algum? Tem algum em tramitação? Caso positivo, informe a quantidade, quais, é a data específico dos mesmo.

Gerson da Várzea – Não.

Marcio Malta - Diante o cenário político atual de Canudos, qual mensagem você deixa para os munícipes?

Vereador Gérson da Várzea - Através da crise mundial fomos afetados, inclusive o município, mas com fé em Deus em breve sairemos dessa!

Márcio Malta - Hoje, você como munícipe e representante do legislativo; qual a maior mazela que o município sofre e o que você pretende fazer, realizar para sanar ou amenizar esse problema diante o município?

Vereador Gérson da Várzea - Existem várias mazelas mas a principal é o saneamento básico. Eu pretendo procurar os órgãos especiais do governo do estado afim de encontrar uma resolutiva.

Márcio Malta – Gerson, os munícipes tem uma visão muito negativa das sessões  durante as votações na Câmara Municipal de Canudos, de fato o clima é muito pesado antes e durante as sessões? Qual seu maior problema durante os embates?

Vereador Gerson da Várzea- Não, o clima é normal, não tenho nenhum problema não!

Márcio Malta  - Além da sua bancada( vereadores que compõem sua coligação), você conta com alguém da oposição?
Vereador Gerson da Várzea - Me relaciono bem com todos, tanto, os da bancada como os da oposição.

Márcio Malta – V.sa. sente-se um vereador “Café com Leite"?

Vereador Gerson da Várzea- Não, o número de votos que tive expressa isso.

Marcio Malta - Como membro do legislativo nos fale um pouco do seu dia a dia em prol dos munícipes, principalmente as quintas-feiras quando ocorre as sessões.

Vereador Gerson da Várzea - Todos os dias faço um trabalho social levando as pessoas das comunidades mas distante para a Sede, para Juazeiro, Salvador Conceição do coite e outras cidades que possam ser melhores atendidos! Nas  quintas- feiras costumo chegar mais cedo na Câmara para analisar o que tem na ordem no dia, e também faço  ofícios é indicações!

Marcio Malta - O poder político de Canudos ainda é muito centralizado; de um lado da bancada uma paixão por nomes de gestores anteriores (A família de Dr. Vavá  se faz muito presente, já a sua bancada tenta pontuar a atual gestão de maneira exemplar, em alguns momentos velando  a ausência do real papel do Executivo. Então que as pautas a favor da população em determinados momentos ficam em segundo, terceiro plano. Qual sua opinião sobre esse assunto e o que  deve ser feito para evitar debates partidários dentro da Câmara?

Vereador Gerson da Várzea- Eu não concordo com esses debates partidários, por isso não opinarei, faço minha parte.

Marcio Malta -  Como você avalia o seu mandato até o presente momento de 0 à 10? Onde ele deve melhorar?

Vereador Gerson da Várzea – Minha nota é  (07), acho que estou fazendo um ótimo trabalho mas não é  perfeito, tenho que me manter com humildade e os pés no chão com o interesse voltado a população mas carente do município!

Márcio Malta - Como você lida com as críticas durante sua gestão tanto dos colegas do legislativo, como da imprensa e da sociedade em um todos?

Vereador Gerson da Várzea- Normal, aceito com tranquilidade, vivemos em um país democrático e tenho a consciência tranquila que estou dando o melhor de min.

Marcio Malta - Essa mesma pergunta foi realizada para vereadora - Lucinha! Você já chorou dentro da Câmara por um fato que te gerou muita alegria, tristeza, decepção ?

Vereador Gerson da Várzea- Não.

Marcio Malta - Olhando pro cenário político nacional, qual sua opinião a respeito do atual presidente do Brasil?

Vereador Gerson da Várzea- Pra min é  um presidente desequilibrado, sem plano de governo de 0 a 10  dou nota 1.

Marcio Malta - Diante o cenário atual de Canudos o que você pretende fazer para diminuir o número de homicídios,  índices de mortalidade infantil,  abusos contra mulheres? O que fazer para disponibilizar uma educação e saúde de qualidade para CANUDOS e moradores da zona rural, principalmente o eleitorado do Bendegó, onde você tem o maior número de votos?

Vereador Gerson da Várzea- Cobrar das autoridades estaduais um número efetivo de mais polícias para Canudos e mas viatura para atender o povo da sede e da zona rural do município. Na saúde e educação é melhorar da Sede as Zonas rurais facilitando á acessibilidade dos alunos as suas escolas e residências.  Já para  Saúde lutarei para conseguir una ambulância permanente  para Bendegó Rosário e Juá.

Marcio Malta- Você pretende se recandidatar em 2020? Tem essa prospecção? Caso Sim ou Não,  nos informe o motivo.

Vereador Gerson da Várzea- Sim, pois não realizei ainda o que pretendia quando entrei na vida política.

Marcio Malta - Por último deixamos em aberto! Caso deseje acrescentar algo relevante, informações que venha de encontro os interesses do munícipes e do município.

Vereador Gerson da Várzea- Pretendo continuar ajudando a população carente do município na área social, levando para Salvador, Conceição do Coite, Feira de Santana é outras cidades que fornecem mas especialidades na saúde, incentivo os jovens do meu município doando uniformes, bolas é colaboração nós torneios.

Marcio Malta- O Portal Comunicação em Pauta Por Marcio Malta agradece o tempo disponibilizado. Obrigado.

Att; Jornalista Marcio Malta - DRT/ 64935/SP

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>