Acidentes de moto em Canudos, torna-se um problema de saúde pública

Foto: Arquivo pessoal de Renata
Nascia na tarde tranquila de sexta-feira, 30 de junho de 2000, em Canudos, no Sertão da Bahia, Ruandson Oliveira, primeiro filho de Renata Hisbela e Anderson Lima.

Desde aquela data eles se sentiam 'renascidos' a cada manhã que acordavam e viam o sorriso do seu filho, mas suas histórias mudariam na noite de 18 de junho de 2016, quinze anos após o nascimento do filho, fazendo real as estáticas abaixo.

A violência no trânsito é a maior causa de morte de jovens no mundo. No Brasil, ela é responsável pela morte de mais de 40.000 pessoas todos os anos, em Canudos esse número aumenta ano após ano e dar veracidade os dados nacionais.

Diante os números citados acima a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável (ADS) adotou como objetivo central, a segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.

Mas antes vamos entender os dados abaixo para adentrar no contexto da atual realidade de Canudos, realidade composta por números e estatísticas alarmantes, que infelizmente, acabou cruzando o caminho é a história de vida do jovem Ruadson e de tantos outros jovéns canudenses que perderam suas vidas precocemente.

“Nada neste mundo fará que meu coração se cure, não existe cura pra saudade de filho, nunca mais serei eu por inteira, pois a parte mais linda de mim que é a parte mãe, foi ferida, deixando uma ferida que sangra todos dias. Mas é esta parte ´´MAE´´ que me salva, pois, filho nunca deixa de ser filho e mãe nunca diz adeus a um filho”, a mãe com coração cheio de saudades complementa; “Sinto como se tivesse acontecido hoje”.

INFORMAÇÕES DA ONU 

De acordo com os últimos levantamentos da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que as cinco principais causas de morte entre jovens de ambos os sexos são: O grande vilão são os acidentes de trânsito, que representam a principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo.

Segundo os dados oficiais, mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito todo o ano no mundo.
Foto: Google 
acidentes de trânsito, infecções respiratórias (pneumonia), suicídio, infecções intestinais (diarreia) e afogamentos. O Brasil está no 4º lugar do ranking de países com maior quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, segundo pesquisa do Instituto Avante Brasil.

Já o levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária indica que jovens do sexo masculino e de idade entre 15 e 29 anos compuseram mais de 38% das vítimas fatais nos acidentes envolvendo motocicletas entre 2016 e o primeiro semestre de 2018, ou seja, de cada 10 mortes 4 são envolvendo motocicletas.

“Eu me lembro como, hoje, ele tinha seus 15 anos e completaria 16 no dia 30 do mesmo mês” e complementa: “Era um sábado como outro qualquer, mas para Deus era o dia de seu adeus... Naquela manhã ele passou por mim, sorriu e tudo se iluminou, ao ver o pão na mesa, ele me perguntou” 

- Mainha, já comprou o pão? 

Sem hesitar respondi – Sim, filho! 

"Agora sempre que me lembro daquele sorriso minha alma sorri também e meu íntimo se enche da mais pura paz”. Relata Renata...

Os números são assustadores e mostram que o problema da negligência no trânsito ainda é muito relevado. Os jovens estão entre os mais atingidos em razão do estilo de vida ao qual estão geralmente associados.

Dirigir alcoolizado e por efeito de drogas
Foto: Google 
não licitas como a “Maconha” são as principais causas de acidentes entre jovens. No entanto, nos casos dos acidentes envolvendo motocicletas existem outras questões agravantes: pilotar sem utilizar capacete, excesso de velocidade, rachas e surgimento de animais nas pistas começa a aparecer como um grande desencadeador de acidentes.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABMT), o ato de dirigir sem seguir a risca os pontos acima aumenta em 99%  o risco de se envolver em acidentes fatais.

“Então que era noite e chegava a hora do adeus! Estava eu, o pai dele, sua tia Denise e Kekeia, uma amiga da família.  Estávamos na cozinha, então que ele me pediu para ir na rua, não sabia “Eu” que ele iria para não mais voltar” pontua. 

DR. VITOR UMA NOVA ESPERANÇA

Conforme o relatório disponibilizado pela  Polícia Civil, entre o período de 1º de janeiro de 2016 e 31 de dezembro do mesmo ano foram registrados 31 casos de acidentes de moto no município de Canudos. No mesmo período de 2017 foram registradas 24 acidentes  com duas vítimas fatais. Esse ano foram 21 acidentes com outras 2 vítimas. De 2016 até agora foram 76 registros com acidentes de trânsito com moto, com o triste número de 5 obtidos.

De acordo com atual delegado de Canudos, Dr. Vitor Tenório, tem casos de ocorrer o  acidentes e os familiares não ir a delegacia registrar o Boletim de Ocorrência (BO), de acordo com a Civil eles não podem registar, só são registrados diante a manifestação dos familiares ou da própria vítima. Por Isso, os dados não retrata os números exatos.

Dr. Vitor informa que existe um trabalho de constante prevenção da Polícia Civil em parceria com os órgãos de trânsito, Polícia Rodoviária e Militar, além do apoio do Conselho Tutelar, e claro, a constante participação da sociedade civil de Canudos.

Segundo o delegado, é necessário a realização de campanhas de conscientização e aumentar a fiscalização, principalmente em relação as motociclistas que pilotam sob efeito de bebidas alcoólicas, menores na direção, pessoas sem habilitação e motocicletas deterioradas.

“Quanto a Lei Seca, quem estiver conduzindo veículos e motos sob influência de álcool serão presos em flagrantes, temos um outro sério problema na cidade, que são os menores conduzindo motocicletas” em tom firme o Dr. Vitor alerta o município de Canudos e região “Diante as imprudências, também estamos responsabilizando os responsáveis legais pelos menores como forma de conscientização”

COMPETÊNCIAS DO CONSELHO TUTELAR

Para Edileusa Ramos, membra do colegiado do Conselho Tutelar informa que em 2018 já foram registrados 14 denúncias sobre crianças e adolescentes pilotando motocicletas nas ruas e vias do munícipio.

Foto: Google 

Edileusa ainda ressalta: “são muitos os casos que não chegam as autoridades, e quando essas casos não chegam as autoridades as consequências são graves”. 

O Conselho trabalha com ações de prevenções distribuindo panfletos em bares, mercados, festas, em áreas urbanas e rurais do município, a equipe trabalha repassando as denúncias para os órgãos competentes como o Ministério Público (MP) e as polícias cíveis e militares. A equipe é pequena, mas são bastantes empenhados para com o bem estar das crianças e adolescentes da cidade.

A implementação da “Lei Seca” (nº 11.705/2008), em 2008, mencionada acima , determina que a ocorrência de concentração de álcool no sangue maior que 0,05 miligramas por litro de sangue é considerada uma infração administrativa, sendo passiva de punição de até 12 meses de suspensão da carteira de motorista. Caso a medição resulte em 0,36 miligramas por litro ou mais, o condutor fica sujeito à punição de seis meses a três anos de reclusão penal.

“Durante aquela noite meu coração de mãe já dava sinais, já estava apertado! Minha maior inocência foi amar meu filho e não saber dizer não, nunca imaginaria que ele fazia racha na pista, só me avisaram após a morte naquela triste noite” emocionada ressalta “gostaria de saber de tudo isso antes do acidente, depois do acontecido não posso fazer mais nada”. 

Nesse momento as palavras sumiram e um silêncio tomou conta da entrevista, as perguntas e respostas simplesmente ecoaram por alguns minutos que pareceram uma eternidade...

A SECRETÁRIA DE SAÚDE EM AÇÃO

A coordenadora do Hospital Municipal Genário Rabelo de Alcântara, Bianca Lubarino, inicia a entrevista afirmando que o levantamento do Livro de registro do SAMU e do hospital entre 2016 e 2018 poderiam não bater com os dados da Polícia Civil. Realmente, os dados do SAMU são bem mais alarmantes!

Foto: Google 

De acordo com o livro de registro do SAMU e do Hospital entre 2016 a 2018 foram registrados 93 acidentes com 13 óbitos. E pasmem! Segundo Bianca, tem casos que não chegam a dar entrada no hospital. Ou seja, os números podem ser ainda maiores.

Diante desse cenário, campanhas educativas serão as maiores apostas. A secretaria Municipal de Saúde, Shirleide Ferreira, juntamente com as coordenações está em processo de elaboração de um plano de ação, que engloba as seguintes estratégias: palestras educativas nas escolas; nas salas de espera das unidades básicas de saúde; entrevistas na Rádio, além de panfletagem nas rodovias, bem como dentro da cidade, orientando e tirando dúvidas da sociedade e dos motociclistas.

“Claro que essas ações devem envolver outros setores para que de fato seja executado e obtenha bons resultados. Esperamos assim alcançar êxito, pois é um plano que terá monitoramento contínuo e avaliação dos resultados. Algo que já vem sendo realizado,” e dispara,  “mais importante que o custo econômico é o custo de vidas humanas que são perdidas por descuidos que podem ser evitados”.

Por um momento após aquele silêncio houve-se um ruído quase inaudível, era a voz emocionada de uma mãe  retomando o tom natural durante o relato sobre a história mais triste e profunda de sua vida! Uma história que machucada, mas também aliviava, pois serviria de ensinamento  para outras mães, irmãs, irmãos, enfim...

...Uma história que serve de alerta para cada cidadezinhas do Brasil e o mundo.
Então que percebo a recuperação da voz de uma mãe que carregava contigo uma historia que a sufocava, naquele momento, Renata Hisbela recuperava sua voz após um longo bate papo com o Jornalista, Márcio Malta.

“Ali minha ficha caiu! Percebi a dor de uma saudade profunda e, a ausência de uma pessoa que era extensão do seu próprio corpo e alma. O adeus de um grande filho que disse um até logo e não retornaria ao abraço materno, Ruadson, um menino alegre e brincalhão que deixou o sentimento de saudade para as dezenas e dezenas de amigos, o garoto que completava a vida daqueles pais. Durante a entrevista não me restou outra opção... Me contive em silêncio, me restava apenas emprestar o meu ouvido e escutar a voz de uma mãe que perderá o seu filho amado para as tristes estáticas em formas numéricas que descreve uma realidade presente e impiedosa, e com a permissão de Renata, tornei intermédio de um capítulo de sua história, até aquele momento pertencia somente a ela e aos mais próximos, respeitando a sua confiança a mim depositado, compartilho com vocês: mães, pais, filhos, amigo, irmaos... palavras fidedignos de uma mãe que abriu seu coração com intuito de ajudar ao próximo através de sua dor”. Pontua o Jornalista, Marcio Malta.

Foto: Acervo pessoal

“Todos os dias procuro por você, chamo seu nome e recordo como era escutar sua voz ou me deslumbrar com o brilho do seu olhar. Todos os dias procuro, mas só encontro silêncio e vazio, e uma saudade de arrepiar. Meu filho, você foi me roubado dos braços antes do tempo, ou assim acredito eu, mas o meu amor por você é o mesmo. Pois sua vida pode ter acabado, mas eu continuo sendo sua mãe para sempre. Tento entender e aceitar, continuar minha vida sem olhar demais para trás, mas a saudade que arrasto comigo às vezes não tem como conter, e enche meus olhos de lágrimas de dor. Meu anjo, um dia você encheu nossas vidas de luz e amor, e agora está brilhando no céu.”

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>