Homenagem à “Mãe da Educação” durante a 28ª Romaria de Canudos

Já é tradicional o desfile cívico durante a romaria de Canudos-Ba, que comemora a Independência e tem como principal função manter viva a história de um povo que lutou e luta por condições sociais mais justas, a cidade do sertão da Bahia viveu um momento que jamais será esquecido, numa festa promovida através de membros do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Paróquia de Canudos, da prefeitura e de pessoas engajadas no movimento de Canudos, em que, trouxe aos filhos da terra o resgate do desfile cívico escolar, movimentando o dia 17 de outubro e colorindo as ruas com centenas de crianças, jovens e adolescentes, que interpretaram seus personagens, numa homenagem à “Maria José de Souza Almeida” uma mulher sertaneja que lutou pela democracia, pela justiça e pela igualdade. Como gestora, marco a educação e cultura local se fazendo presente nesta data ainda que (in memoriam).

Sua filha a Drª Isnaia Almeida esteve presente no evento e logo após muito emocionada agradeceu através das redes sociais o carinho de todos por nossa eterna Maria;


"Meus queridos conterrâneos me faltam palavras nesse momento para agradecer tanto carinho dispensado à minha mãe ! A todos que fizeram parte desse projeto; Otacílio Jr, professores e alunos do COMAF, prefeitura de Canudos, e amigos em geral, muito obrigada!!! Obrigada Pri e família pela recepção calorosa"

"A família Alves  agradece o carinho de toda sociedade canudense! pelo tamanho e carinho a essa mulher que muito representou para todos nós" ressalta seu sobrinho Márcio Malta.

Numa determina época os tradicionais desfiles foram esquecidos, mas devido à determinação e garra dessa mulher chamada “Maria”, na sua visão ampla que estava sempre além dos horizontes lutou para que essa tradição não se apagasse, então que os Canudenses puderam ver de perto mais uma vez o tradicional desfile durante a 28ª Romaria deste ano, que trouxe o tema “Canudos: uma experiência de inclusão Social e o lema: Eu vim para Servir”, o mesmo da Campanha da Fraternidade, trabalhado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde as escolas municipais trouxeram em seu enredo essa filha da terra e “Mãe da Educação” que marcou a vida dos conterrâneos com um legado de trabalho e prestação de serviços ao município e região, e claro, além de outras personalidades que marcaram nossa história durante a Revolução da Guerra de Canudos. 


A concentração do desfile foi no Colégio Municipal Cenecista Arnaldo Ferreira (COMAF), onde os alunos percorreram na avenida principal e nas principais ruas do município, em que, autoridades do município e toda população já os aguardavam ansiosamente um dos maiores eventos da cidade. Após a chegada do desfile na Avenida JK, então que a cidade se deparou com uma grande apresentação cultural ao céu aberto.

Em um momento histórico, a qual reuniu uma multidão, os munícipes têm a certeza que gestores e toda sociedade precisam manter e sempre resgatar a cultura e os desfiles cívicos que fazem parte da história, pois o sete de setembro, por exemplo, representa um dia especial para o povo brasileiro, significa um momento de união, de compromisso com as causas sociais, um momento de entender que todos somos brasileiros e precisamos sempre lutar pela independência e democracia da sociedade brasileira, assim também é o desfile da romaria de Canudos, é o momento de ser fazer vivo toda essa história de tamanha relevância para todo país, em especial cada canudense.

Carinhosamente titulada “Mãe da Educação” deixou para Canudos um legado muito grande e um sentimento de que juntos podemos superar as adversidades e chegarmos mais longe, os desfiles cívicos é um exemplo vivo. Sua presença deixa muitas saudades, mas também nos deixa muitos frutos, e o mais presente foram suas mensagens plantadas em cada um de nós ressaltando assim como no desfile vários adjetivos; Mãe, amiga, guerreira, forte entre tantos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>