Alerta Total: A Luz Vermelha já acendeu em Caudos-BA, mas juntos podemos acionar a Verde

A luz vermelha é acionada! Execuções, assaltos e a comercialização de drogas em praça pública começam a se tornar rotineiros em algumas cidades do Sertão da Bahia, e infelizmente, Canudos-Ba, localizado a 450 km da Capital, passa a conviver com partes dessa triste realidade, alastrando por todo município. Até o final da década de (90), predominava a histórica de um povo de "Luta e Resistência" e aparentemente nos tempos de hoje passa predominar o efeito da violência generalizada, ligada quase sempre ao tráfico de drogas. 

Homicídios banais não é a única consequência disso. Delitos de toda ordem fazem com que, de acordo com pesquisa realiza pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e datada através do Departamento de auditória do SUS , confirme que boa parte das prisões são determinadas por envolvimento com uso de entorpecentes. Aos poucos, lamentavelmente, os Canudense passam a conviver com os mesmos cenários da guerra urbana que degrada as grandes metrópoles e impacta no desenvolvimento social em todos os sentidos.

No último sábado (16/05) registra-se mais um homicídio na pequena Cidade de Canudos que teve como vítima a pessoa de Luédson Santana da Silva, mais conhecido como “Ném da 50″, morador do Núcleo I do Perímetro Irrigado do DNOCS, em Canudos-BA.

Com base nos dados da pesquisa desenvolvida em 2014 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pessoas entre 10 a 29 anos, sofrem maior impacto. Adolescentes e jovens são os que mais morrem por conseqüência de agressões e são também os que mais cometem atos de violência. Além do uso de álcool e drogas, outros comportamentos e situações de risco relacionados à violência juvenil são a participação constante em brigas, o porte de armas é uma delas. 

Quem não recorda do jovem, Daniel Oliveira da Silva, 29 anos, vítima de uma brutal violência, após sair de uma casa de show, Terraço o Brasão, quando se desentendeu com alguns indivíduos. Logo após a briga a vítima teria dito que iria buscar uma espingarda em sua residência, e ao retornar no meio do caminho foi interceptado por um grupo que o tirou sua vida, o crime chocou moradores de Canudos e cidades vizinhas. Esse fato da veracidade a pesquisa, ainda que envolva outros fatores.

 Nesse contexto conturbado o cotidiano de intervenção das Instituições e entidades, a exemplo da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), composto por 2ª Assistentes Sociais: Iilma da Silva Araujo e Luzia Nascimento; o Psicologo - Pedro Antônio, as Psicopedagogas - Felma Fogaça e Luzia Moreira, além do Advogado - Drº Luis Alfredo  tem se defrontado com demandas que perpassam a questão de gênero, como: abuso sexual, violência contra mulheres, gravidez na adolescência, dificuldades em relação ao planejamento familiar, direitos reprodutivos; mulheres chefes de família, mulheres idosas vivendo sozinhas e/ou sustentando suas famílias; aumento do número de mulheres no tráfico de entorpecentes, mulheres com dependência química tanto de álcool como de drogas; crise da masculinidade; discriminação e preconceito em relação à homo afetividade, entre outros.

Para Shirla Ferreira de Souza, condutora dos tramites da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em seu discurso baseado em conteúdos e conhecimentos adquiridos em conferências de diferentes esferas faz questão de repassar tais conhecimentos para equipe do CREAS, e afirma:

"Temos que ser flexíveis, devemos mover-se, captar o cotidiano e a realidade das pessoas atendidas nos diferentes espaços sociais; estamos atentos e com novos olhares, novas perspectivas, pois o cotidiano das pessoas atendidas pelos profissionais da área de saúde em Canudos, está inserido em nucleamentos da esfera da vida, ou seja, além do problema que aquele individuo desenvolveu, temos que pensar que essas mesmas pessoas têm casa, família, relações de afeto, relações de poder ou de violência, são discriminadas, possuem necessidades, desejos e foram vitimas de violência fruto de culturas passadas".

 A Assistente Social e coordenadora do (CREAS), Ilma da Silva Araujo complementa as palavras da secretária Shirla e ressalta;

" A partir desta segunda-feira (18/05), daremos inicio ao um projeto com tema "Faça Bonito" em parceria com Conselho Tutelar, com objetivo principal do debate acerca de assuntos delicados como o abuso sexual, gravides na adolescência simultaneamente, vamos desenvolver estratégia e metodologias através de vídeo aulas, palestras com nossa equipe técnica" e continua "Com a ação queremos conscientizar em primeiro momento os pais, depois as crianças, nessa primeira fase do projeto vamos passar nas escolas primárias; Nova Canudos, Jairo Azi e Antônio Batista logo após nas escolas fundamentais e médio do município; Colégio Municipal Arnaldo Ferreira (COMAF) e o Colégio Estadual Luiz Cabral (CELC), antes de adentrar no mundo das crianças e adolescentes e fundamental esclarecer o que entrará em debate com os pais para não gerar mal entendidos" afirma Ilma.

O trafico existe há décadas em Canudos e de maneira e de diferentes formas acaba levando os jovens para esse mundo obscuro, e esse existe para atender a uma demanda, a única diferença de outros tempos é que ela ganha espaço entre os jovens! É fácil deduzir que o comércio de drogas contribui para o aumento das guerras entre os envolvidos pela disputa sempre mortal por mercados. Enquanto os programas anti combate ao trafico são implantados e requer um tempo para consolidar, através dos profissionais da área de saúde; Psicólogos, assistentes Sociais, Pedagogos e a sociedade civil em geral como tentativa em conter a criminalidade, as autoridades precisam intensificar o combate ao negócio ilícito, sem desistir das campanhas que conscientizem os jovens e as famílias dos riscos do consumo.

Nomeado Comandante da 5ª Companhia de policia Militar de Canudos em (22/08/2014), o Tenente da PM João Agusto Diniz afirma:

 "Temos em mente e visão a ideia de uma policia próxima dos moradores, da sociedade" e continua, "a PM na sua essência têm a postura ostensiva ao crime, no entanto, como disse anteriormente, procuramos nos aproximar da sociedade em geral, e podemos citar como exemplo o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), de origem norte americana, o Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, devidamente capacitado, Professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre os jovens".

O 5º Batalão da policia Militar (BPM), de Euclides da Cunha formará nova turma de alunos soldados. Segundo informações do Tenente Diniz, dos mais de 60 formandos policiais, boa parte devem permanecer em Euclides da Cunha e, será distribuída na área de competência administrativa do 5º BPM, composta por cinco cidades: Monte Santo, Tucano, Quijingue, Euclides da Cunha e Canudos que receberão reforço, e foi proposto em reunião no dia (30/04), com presença do Prefeito Geo Rebelo, os vereadores Rômulo Rebelo e Gilson Cardoso; O Coronel Josenilton da Silva, o Tenente Diniz, o Aspirante da PM Trabuco que colocaram em pauta a possível criação de um quartel no povoado do Bendegó para dar suporte também ao município sede, além da presença de Carlos representante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), para traçar estratégias de segurança na zona rural e a questão de roubos de bode que vem crescendo e gerando prejuízo a população da zona rual, pautaram ainda a segurança nos dias de festejos durante a trezena de Santo Antônio de Canudos e da tradicional Cavalgada.

"Claro que não depende exclusivamente de nós, mas o governador da Bahia Rui Costa, fundamental para que isso aconteça vem mostrando solicito com a causa" pontua o Tenente Diniz. 

Com a formação dos novos policiais, o Comando do 5º BPM, provavelmente, não terá condições de sanar o problema da carência de efetivo, principalmente dos municípios circunvizinhos. Contudo o reforço será substancial.

Admitir que é preciso buscar alternativas à repressão, que fracassou como única política de combate ao tráfico, não significa abrir mão da autoridade e da vigilância. Os traficantes não podem sentir-se à vontade, a ponto de exercer o poder e amedrontar os munícipes. O poder público  precisa fazer a sua parte e cumprir com suas atribuições, para que Canudos não corra o risco de ser comandada por traficantes. 

Para o líder politico de voz ativa, Rômulo Rebelo, a orientação e a educação no âmbito familiar é uma das alternativas para melhorar a situação e tornar uma sociedade menos violenta e justa, segundo o vereador, não basta ter 30, 40 ou 50 policiais em cada esquina se não existir amor para com o próximo, amor a família .

“É importante que a gente se conscientize e trabalhe com todas as esferas de governo federal, estadual e municipal, e que cada uma faça seu papel, para que a gente tenha um cidade mais seguro, além de tudo isso, temos que ter amor a família”, finaliza Rômulo.

Poucos Canudenses conhecem a função real do termo mandato peculiar aos detentores de poder, e em especial, as funções que devem desempenhar na atividade política e social no cenário municipal.
Na ultima sessão o vereador Rômulo propõe em seu projeto de lei "de obrigatoriedade" tornar possível que todos que estejam em Canudos na condição de visitantes e que estejam hospedado em pousadas, hotéis, motéis, ou qualquer outro estabelecimento, que façam de uso comercial, a estadia no município, são obrigados cadastrar seus dados em um formulário de controle, dessa forma pode-se mapear e tornar mais seguro a entrada e saída de turistas e visitantes em Canudos. O projeto já foi apurado na "Sessão Parecer" e espera-se que esteja em pauta nesta segunda-feira, (18/-5), são projetos com dimensão pequena, mas que faz toda diferença.  
  
Infelizmente o cenário de votação e aprovação de projetos entre os vereadores em Canudos não andam na mesma sintonia e parecem se divergirem,e não chega-se a um senso comum, uma vez que cada politico defendem seus interesses pessoais e partidários deixando de lado os interesses da população em geral.

Mas vale ressaltar que agentes políticos por excelência, os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais. Os mesmos devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo independente da sua posição partidária, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os munícipes e o prefeito.

Os cidadães têm que manter a voz ativa em conjunto com Igrejas, escolas, associações, Sindicatos, e claro os políticos "Vereadores e em especial o Prefeito" têm que alinhar e fazer a engrenagem da cidade funcionar rumo ao futuro e em pleno funcionamento para desativar a luz VERMELHA e voltar para VERDE, caso contrário, permanecerá no marasmo e atraso de não ter um banco do Brasil ou do Bradesco ou qualquer outa rede financeira por estas não se sentirem seguras, devido as ocorrências de atentados e explosões aos caixas e agências constantemente, que à embasa assim como a Coelba vejam os munícipes sem água e luz por dias e nada seja feito, e o mais agravante de todos! Têm o espaço físico de um fórum com suas dependências, e não têm profissionais para manter ativo sem qualquer expectativa de contratação de um Juiz ou Promotor para cidade, fazendo os Canudenses se deslocarem à cidades vizinhas! Então desativa-se as luzes e o problema agrava-se e os deixando em plena escuridão!  

OBS: O secretário de Cultura, esporte e lazer, além do prefeito não atenderam as inúmeras tentativas de contato. 
    
                                                                                              Jornalista Cultural; Márcio Malta

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>