Portal Comunicação em Pauta entrevista o conceituado fotografo Alex Pires

Neste Mês de março o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Marcio Malta entrevistou um dos mais conceituados fotógrafos de São Paulo: O paulistano Alex Pires, é autor de diversas campanhas nacionais e ficou conhecido internacionalmente através de trabalhos para conceituadas marcas como Diesel e Louis Vuitton, tornando-se o principal cartão de apresentação do artista da capital. Confira!
Quem é Alex Pires, cidade natal, idade, e formação profissional? Alex Pires é um cara de 44 anos, nascido e criado em São Paulo, formado em Educação Artística e Turismo; e que decidiu aventurar-se pelo mundo.

* Quando iniciou a paixão pela fotografia, e qual foi o primeiro trabalho que firmou sua marca no cenário da fotografia?


Eu sempre amei fotografia porque antes de optar por esta profissão, eu já trabalhava como editor de imagens. Já editava fotografias antes mesmo de sonhar em ser fotografo! Morava na Espanha e tinha uma companhia de dança lá, fazíamos shows de Samba, mas em um determinado momento eu já não me sentia muito apto a fazer show pela idade e tal, mas como era rentável e na verdade não tinha muitas outras opções. Um dia comprei uma câmera semi profissional para registrar nossos shows e tal e fiz um book de um dos garotos do show, e este book ao cair nas redes sociais fez com que as outras pessoas me perguntassem sobre books, foi ai que descobri que eu podia fazer algo mais do que dançar e fui estudar, e como bom perfeccionista que sou busquei na internet qual seria a melhor ou uma das melhores escolas de fotografia, sai da Espanha e fui para NY estudar, quando voltei pra Espanha fui convidado para ser diretor de imagem de um reality show chamado Mochileros de la moda, e o primeiro grande trabalho que eu assinei foi Diesel, logo fiz Louis vuitton, El Corte Inglês, Empório Armani entre outros, quando decidi voltar ao brasil que era meu grande sonho, trabalhar e ser reconhecido aqui!

* Qual categoria você definiria as fotos e trabalhos do fotografadas por você? Eu não saberia me enquadrar em categorias, eu só busco que os trabalhos feitos por mim sejam únicos para a pessoa que me contrata,não sou muito de fazer coisas pra mostrar para os outros ou receber elogios, a minha única e grande preocupação é com o meu cliente, para que ele tenha o material que ele gostaria de ter. Para que ele tenha o resultado esperado.

* Quais ensaios você considera de suma importância durante sua carreira?  Diesel e Louis Vuitton! Claro que me deram orgulhos, porque eu era um iniciante na área quando fui chamado pra assinar um dos blocos deste trabalho, mas o mais importante na minha carreiro foi a trilogia "PASIÓN", porque eu ganhei três importantes prêmios europeus com este ensaio.

* Quais celebridades e personalidades você já clicou? Poderia nos informar as particularidades do ensaio? Celebridade mesmo cada uma das minhas clientes são, é... Ralaram bastante pra fazer um material comigo, gente que economizou muito pra fazer um editorial, estas são as verdadeiras celebridades. Agora tento também explicar o porque digo isso; qualquer pessoa que me conhece sabe que eu não me importo muito com isso, que a pessoa seja famosa ou não, eu tenho as minhas regrinhas internas e estas sim são respeitadas, eu já fotografei muita gente de televisão acho que de quase todas as emissoras, mas estas pessoas não são mais importantes do que qualquer outra, que venha fazer um trabalho comigo.

* Qual a particularidade com as Rainhas, Musas e princesas do Carnaval de São paulo nos seus trabalhos fotográficos?  Cada Corte tem sua história, e eu gosto de trabalhar em grupo, a gente sempre elabora antes o que vai ser feito, mas sem planejamentos porque eu gosto que a fotografia aconteça, e para acontecer depende do que cada um doa para ela, então não planejamos nada, a corte do ano passado eu já conhecia todas e eram minhas clientes, a Rainha deste ano, Theba Pitylla, já era minha cliente e acabamos fotografando a corte, mas isso não é uma regra, aconteceu de ser dois anos consecutivos, isso não quer dizer que no próximo ano eu seja chamado pra fazer a corte de novo, espero que sim! Claro, poque gosto muito, mas não é uma regra.

* O mercado fotográfico requer muita criatividade, esforço e dedicação! Como você definiria o destaque e o sucesso alcançado?A entrega, como disse cada cliente pra mim é único, quando ele entra pra fazer uma foto comigo vai ser tratado como todos sejam eles famosos ou não, eu sempre digo para minhas clientes de televisão, que na hora de trabalhar a estrela sou eu, por ser responsável de deixar a imagem deles fantástica, claro que não me sinto estrela de nada, sou um fotografo dedicado e não vou ser hipócrita em dizer que não, amo o que eu faço e faço para ver sorriso e satisfação no rosto de quem fotografa comigo, o que de fato me importa, eu recebo muitas criticas, mas muitas mesmo, mas a vida é para isso para criticar, para gostar, para desgostar.

* Como é a escolha de figurino e locação de seus trabalhos?  Depende, existem trabalhos temáticos que sim, e existem locações e figurinos específicos, mas a grande maioria é nos deixar a vida nos levar! Não escolhemos locações nem figurino, o modelo traz um pouco de tudo e nos viramos, justamente para que a fotografia seja a que define como será o ensaio, o ambiente nos faz a imagem, então posso afirmar que não é planejado, as vezes o modelo vem pra cá, para maquilar e pentear e entramos no carro e seja o que deus quiser....

* Um ensaio nos chamou a atenção! O da modelo Valeska Reis, como foi a preparação para esse ensaio, qual estrutura, número de profissionais envolvidos? Ela contracenou com um animal (Cavalo), foi complicado?  
Outra vez um ensaio nada planejado, sabíamos que seria em um haras. Não conhecíamos os animais que tinham ali, e sabíamos que seria uma amazonas, estávamos em 5 profissionais, eu, o meu assistente, a maquiadora, o produtor e a modelo. Claro! Foi difícil e até perigoso, porque o cavalo negro era meio selvagem, mais gosto desta entrega que os modelos têm comigo, mesmo em situações perigosas, o lema é tudo por uma foto perfeita.


* Qual é a figura pública, artista, celebridade que você deseja fotografar, que seria um sonho realizado?  
Nenhuma, sonho em fotografar qualquer pessoa que tenha vontade de fotografar comigo, não sou o cara que faz distinção de celebridades como já comentei na outra pergunta, amo a cada cliente que pisa aqui.


* Como você resumia o profissional Alex Pires? UM AMANTE SOLITÁRIO
DEDICADO, HUMILDE DENTRO DOS LIMITES, UM CARÁCTER INFERNAL, CHATO, QUE NÃO ENTRA EM POLEMICAS, E AMIGO DE QUEM ME PERMITE SER.

Comentários

Postagens mais visitadas do Portal

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Quem você quer eliminar?

Valeska Reis apresenta Boutique Pimenta Doce em Coquetel

Gabrielly Rodin, se diverte com Fábio Porchat nos bastidores do Tudo Pela Audiência

A obra de Demétrius Coelho é consolidada em nível nacional

De vestido branco longo e renda decotada, Valeska Reis recebe convidados

Theba Pittylla estampa o Portal Comunicação em Pauta Por Márcio Malta.

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>