Anderson Alves as margens do Cocorobó
Principal fonte de água de Canudos-Ba. O "Rio Vaza Barris" corre por paisagens muito diferentes entre o sertão da Bahia e Sergipe. Em sua nascente na Serra dos Macacos o rio recebe a partir do mês de novembro muita água das chuvas, mas, na maior parte do seu curso, flui por áreas secas e desoladas. Daí a sua importância para a população sertaneja que vive perto da sua margem.
Além da pesca, bastante comprometida com as longas estiagens, as margens e ao decorrer do Rio Vaza Barris também garantem à população sertaneja a prática da agricultura de subsistência.
O Vaza-Barris um rio perene, com cerca de 450 quilômetros de comprimento que atravessa a Bahia e Sergipe, desaguando no litoral sergipano, no local denominado Mosqueiro. Em seu percurso, localiza-se a Cachoeira do Jacoca, no município de Macambira, em Sergipe. Nesse local forma um desfiladeiro com mais de 40 metros de altura.
Em abril de 1968, foi construído o Açude de Cocorobó no seu baixo curso, já próximo à foz.
O Açude Cocorobó é formado por uma barragem de terra como estrutura berrante; um vertedouro, tipo lâmina livre, em forma de leque em planta; e uma estrutura de tomada d'água, formada por uma torre e uma galeria dupla com diâmetro de 1 m.
Modelo: Anderson Alves
Fotografo: Samuel Castro
Idealização: Márcio Malta
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta