Cidade unida, jamais será vencida!


Ao receber o convite da integrante do movimento "Canudos limpo" Gabriela Fontoura, não senti dificuldade em escrever este artigo, creio que toda sociedade canudense estava com esse grito engasgado com vontade de gritar; “Pará! Estar tudo errado”! Quebrei a regra e todos os valores do portal “Comunicação em Pauta”, já que o seguimento do mesmo é escrever assuntos relacionados à (Moda, Celebridades, entretenimento...)
Pois é, atualmente, em nosso nossa querida cidade “Canudos”, enfrentamos sérios desafios, um deles é a complexidade e diversidade existente na problemática ambiental. Dentre as fontes de degradação ambiental os resíduos sólidos domésticos, quando gerenciados inadequadamente, oferecem risco aos moradores e tira o mérito de uma cidade histórica, bonita, e de pessoas receptivas, para uma cidade desorganizada, e má administrada...
Cabe ressaltar, que a integração de conhecimentos, valores e capacidades de consentir a geração de atitudes comunitárias coerentes com os pressupostos da educação ambiental. Não é tarefa apenas de um educador ambiental desenvolver uma ação desse gênero, cabe toda a comunidade, os políticos “sem quaisquer interesses individuais”, Instituições, Secretários, e o mais importante, a conscientização de cada individuo em prol da manutenção de sistemas ambientais sustentáveis e que gerenciem eco-eficientemente seus resíduos. Ou seja, jogar o lixo no local adequado!
O movimento “Canudos limpo” através de ações junto à comunidade canudense, alerta e dar um grito de socorro em coletivo! Vejo o movimento pelas red’s sociais, onde pessoas se juntam com um único propósito! Ver Canudos organizado e limpo! No final do ano de 2010 estive no lixão de Canudos e vir algo extra-ordinário, que o lixo é jogado no local sem nenhum cuidado, a falta de supervisão por pessoas capacitadas de modo a garantir manutenção das mínimas condições ambientais e de salubridade. Além de pessoas que lá sobrevivem de maneira sub humanas há meio lixão! É visível o desconforto causado pelo odor no local, o desenvolvimento de insetos causadores de patogenias, a falta de controle e a deposição do lixo, não havendo esclarecimentos aos moradores a fim de promover em sua própria residência uma prévia separação do lixo e de como evitar o consumo desordenado.
Espero que através do movimento “Canudos Limpo” Nossa querida e amada cidade “Canudos” crie uma nova visão sobre a limpeza urbana e que os órgãos competentes da cidade gere disposições finais dos resíduos sólidos, como fatores que exigem planejamento, investimento, monitoramento e desenvolva a participação social, melhorando inclusive pontos turísticos da cidade.
Por fim, espero que ação saia das red’s e entre em ações mais profundas com ações; Reuniões, audiências, eventos, campanhas, ações com as escolas, igrejas, nos bairros, no comércio, e nos mais diversos seguimentos da sociedade, para sensibilização e mobilização da comunidade. A decisão precisa ser permanentemente legitimada e clareada com a comunidade e este tipo de compromisso somente existirá se as pessoas forem chamadas para participar diretamente das decisões e compreenderem a importância dessas mudanças de comportamento e atitudes para como o meio ambiente.

Comentários

Postar um comentário

Bem vindo ao Portal Comunicação em Pauta

Postagens mais visitadas do Portal

𝑵𝒐é𝒍𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝑺𝑨𝑴𝑼 é 𝒑𝒓é-𝒄𝒂𝒏𝒅𝒊𝒅𝒂𝒕𝒂 𝒂 𝒗𝒆𝒓𝒆𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂 𝒆𝒎 𝑪𝒂𝒏𝒖𝒅𝒐𝒔-𝑩𝒂

𝑶𝒓𝒍𝒂𝒏𝒊𝒂 𝒅𝒂 𝒔𝒂ú𝒅𝒆 𝒍𝒂𝒏ç𝒂 𝒑𝒓é-𝒄𝒂𝒏𝒅𝒊𝒅𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒂 𝒗𝒆𝒓𝒆𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂

𝑨𝒖𝒈𝒖𝒔𝒕𝒐 𝑴𝒂𝒊𝒂 𝒍𝒂𝒏ç𝒂 𝒑𝒓é-𝒄𝒂𝒏𝒅𝒊𝒅𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒏𝒂 𝒋𝒖𝒗𝒆𝒏𝒕𝒖𝒅𝒆 𝒆 𝒏𝒂 𝒎𝒖𝒅𝒂𝒏ç𝒂

Vereador Junior Brasão faz discurso durante nona Legislatura da Câmara Municipal de Palmas

Veja fotos de Letícia Birkheuer na 'Playboy'

Finalmente! Geisy Arruda nua na capa da revista 'Sexy’

Doutora e Mestre em Artes, Renata Patrícia, concede entrevista ao mestrando Márcio Malta

Curta no pág do Facebook

Trabalhos Realizados!

center>